Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado participará da Semana do Clima de Nova Iorque levando temas a serem debatidos na COP30

Evento mundial nos Estados Unidos é um dos alinhamentos realizados antes da conferência em Belém

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, representado pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, participa da Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os dias 21 a 28 de setembro. A agenda faz parte de uma série de eventos que antecede a Conferência do Clima da Organização Nacional do Clima (ONU), que este ano será em Belém, no Pará (COP30), no mês de novembro. Organizada pela Climate Group, a Semana do Clima ocorre anualmente em parceria com a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Autoridades mundiais e governos subnacionais se preparam para a COP30

Anualmente, empresários, governos e representantes da sociedade civil se reúnem para debater e impulsionar agendas relacionadas à transição energética, ao desenvolvimento sustentável e à mitigação das mudanças climáticas. Antes da conferência, diversas reuniões e encontros são realizados para debater temas prioritários que poderão ser levados pelos países são os chamados eventos pré-COP.

Entre 22 a 24 de setembro, uma série de agendas irá contar com a participação do governo estadual.

Na segunda-feira (22/9), Marjorie participa do Diálogo Soluções de Alto Nível para Adaptação às Mudanças Climáticas. A agenda propõe debater marcos inovadores de governança e instrumentos financeiros criativos, como títulos verdes. A segunda-feira será marcada, ainda, pela Reunião Ministerial da Coalisão Under2, da qual o Rio Grande do Sul é signatário.

Na terça-feira (23/9), as agendas terão como foco a participação dos países europeus, americanos e brasileiros na COP30. 

Já na quarta (24/9), a pauta será o fortalecimento de parcerias público-privadas para promover a inclusão e gerar compromissos concretos para construir resiliência urbana de longo prazo.

Escritório de Comunicações Unificadas

As agendas nos Estados Unidos terão início no sábado (20/9), com uma visita técnica ao Office of Unified Communications (OUC – Escritório de Comunicações Unificadas), em Washington, referência mundial em integração de dados e gestão de crises. O objetivo é conhecer soluções tecnológicas utilizadas que coordenam respostas integradas de emergência em tempo real.

Conferências do Clima

O Rio Grande do Sul vem marcando presença em eventos e discussões mundiais que tratam sobre o tema das mudanças climáticas. A primeira participação em uma Conferência do Clima da ONU foi em Glasgow (COP26), na Escócia, em 2021, já sob a gestão do governador Eduardo Leite.

Desde então, o Estado intensificou as participações em encontros neste âmbito, ampliando o compromisso pela neutralidade de carbono: na COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito (2022); na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes (2023); e na COP29, em Baku, no Azerbaijão (2024).

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul