Estado premia atletas e personalidades do meio esportivo
Publicação:

A Secretaria do Esporte e do Lazer ( SEL) concedeu, nesta quinta-feira (11), no Theatro São Pedro, as medalhas Pedro Carneiro Pereira e João Saldanha, para oito atletas e dez personalidades influentes no meio esportivo. A homenagem é uma iniciativa da SEL com apoio da Associação das Federações Esportivas do RS (Afers).
"É uma oportunidade que temos de reconhecer pessoas que apoiam o esporte, dedicando suas vidas a esta bandeira", ressaltou o secretário do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen. "Todos os honenageados são militantes do esporte e cada um dá o melhor de si pelo esporte", completou o presidente da Fundação do Esporte e Lazer do RS (Fundergs), Claudio Gutierrez.
"É a primeira vez que recebo uma homenagem e isso me estimula, principalmente nessa etapa da preparação para as Olímpiadas" destacou o judoca Rafael Godoy Macedo, campeão mundial na categoria sub-21, que ganhou a medalha Pedro Carneiro Pereira.
Além de Rafael, os atletas Fernando Gilkrelin (Vôlei), Fernanda Garay (Vôlei), Ana Barbachan (Vela), Samuel Albrecht (Vela), Danielle Cristina Jóia (Handebol), Fabrício Werdum (WMA), e Felipe Quitadai (Judô), receberam a conderação por meio de representantes.
A medalha Pedro Carneiro Pereira é destinada a atletas com mais de 16 anos, que são medalhistas olímpicos ou campeões mundiais, e que tenham conquistado o campeonato Panamericano ou Sulamericano, além de praticar modalidade de relevância ao Esporte Nacional e Internacional.
Já a medalha João Saldanha é destinada a um técnico, dirigente, árbitro ou comunicador com serviços relevantes ao esporte em âmbito Estadual, Nacional e Internacional; ou ainda a uma federação esportiva que tenha realizado evento internacional ou nacional dentro do Rio Grande do Sul.
Receberam a distinção as personalidades Maurício Saraiva, Celente Sports, Ivan Fonseca de Gallo, Anselmo Accurso, José Otávio Franco Dornelles, Alexandre Algeri, Carlos Humberto Rigon, Márcio Chagas da Silva, Francisco Miguel Schmidt e Luiz Felipe Scolari.
Além disso, as federações gaúchas de volêi, esgrima, atletismo, judô, hapkido e orientação foram agraciadas com o prêmio Afers.
Texto: Anna Magagnin
Edição: Redação Secom