Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Minuano de Literatura

Publicação:

Prêmio Minuano Literatura
Podem se inscrever para concorrer ao prêmio autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul - Foto: Divulgação / Josiele Silva

O Instituto Estadual do Livro (IEL), entidade vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), em parceria como Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), promovem a segunda edição do Prêmio Minuano de Literatura.

Além de reconhecer a produção literária gaúcha, a finalidade da homenagem é contribuir para o incentivo à leitura e à produção escrita. As inscrições começaram na terça-feira (2) e seguem até 28 de junho de 2019. (Acesse o regulamento no fim do texto.)

Podem participar obras de autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, publicadas por quaisquer editoras, e obras de autores com naturalidade e residência fora do estado, mas publicadas por editoras sediadas em solo gaúcho.

As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer de 2018 e podem concorrer nas seguintes categorias:

- Infantil
- Juvenil
- Poesia
- Conto
- Crônica
- Ficção (romance/novela)
- Ilustração
- História em Quadrinhos
- Texto dramático
- Especial (livros de memórias, biografias, efemérides, turismo, guias e manuais entre outros).

A Comissão Organizadora será composta por integrantes do IEL e do Instituto de Letras da Ufrgs. As comissões de seleção contarão com três membros cada, escolhidos entre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria.

As comissões finais contarão com três membros cada, entre professores, alunos de pós-graduação em letras e bibliotecários, que indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação e receberão o Troféu Minuano de Literatura.

Troféu Minuano de Literatura

Período de inscrições: 2 de abril a 28 de junho

Clique aqui e acesse o regulamento e anexos.

Informações: (51) 3314-6450 ou iel@sedac.rs.gov.br

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul