Estudantes de comunicação conhecem o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública
Publicação:

Um grupo de estudantes de jornalismo, estagiários do projeto Editorial J, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) conheceram nesta segunda-feira (03), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A visita faz parte do projeto Redação In Loco, que possibilita que alunos de Comunicação Social tenham acesso às atividades públicas e aos agentes para produção de conteúdo em uma redação montada no local.
Iniciativa da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), o projeto é realizado em parceria com secretarias e órgãos do Estado. A primeira a abrir as portas foi a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que a partir do Ciosp recebe chamadas de emergência pelo telefone 190 e despacha viaturas para atendimento em Porto Alegre. Com câmeras de vídeo instaladas em diversos locais, auxilia diretamente o policiamento, acionando abordagens e acompanhando situações de risco.
Durante a visita os jovens foram acompanhados pelo coordenador do Ciosp, Capitão Luciano Rodrigues da Rosa e pelo Sargento Silvio Bonatto, que explicaram o funcionamento do Centro. No Ciosp temos profissionais do Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Brigada Militar e Ambiental e Polícia Civil. Encaminhamos chamadas para a Patrulha Maria da Penha e controlamos as tornozeleiras instaladas aos presidiários de regime semiaberto, disse Luciano.
Conforme os profissionais, durante a tarde, os índices de atendimento chegam a 99% e, em média, são atendidas mais de quatro mil ligações no período de 24h. Os índices de trote para o 190 também diminuíram, sendo que, em 2001 chegava a 60%. Em 2013, o percentual é de 12%.
A experiência deve acrescentar para o meu futuro profissional, ressaltou o estudante Pedro Arroque Lopes, de 21 anos. Nem sempre é fácil visitar órgãos públicos por conta própria, não por falta de interesse em nos receber, mas pela correria do dia a dia, disse o jovem, que diariamente realiza pautas para as editorias de jornal, rádio, TV e web do Editorial J.
Para a professora, Ivone Cassol, o projeto é uma forma de confrontar os alunos com a realidade do jornalismo. A segurança pública é uma área que trabalhamos muito, tanto na Universidade como na vida profissional. O confronto com a realidade é fundamental, não para as matérias de hoje, mas para o futuro, de como eles podem buscar e trabalhar estas informações nas pautas, afirmou. A SSP recebe estudantes de jornalismo nas próximas duas segundas-feiras, 10 e 17 de junho, e todo material produzido pelos alunos estará disponível no portal da Secom.
Texto: Daiane Roldão
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305