Estudantes produzem documentário para alertar sobre bullying

Documentário escola
Filme de 15 minutos teve produção, gravação e atuação dos alunos da escola estadual - Foto: Frame de imagem de Luís André / Secom

Diante de uma empolgada plateia formada por alunos, professores e funcionários, a Escola Estadual Gomes Carneiro, na Vila Ipiranga, em Porto Alegre, recebeu autoridades e parceiros para o lançamento do documentário Fiz-me respeitar, na manhã desta quinta-feira (16/5). A obra de 15 minutos, que aborda as relações muitas vezes conturbadas entre os jovens e o bullying, teve produção, gravação e atuação a cargo dos alunos e equipe da instituição, com o apoio do cineasta Ricardo Fagundes.

O secretário da Educação, Faisal Karam, destacou a importância da criação de um ambiente positivo dentro das escolas em nome do bem-estar da comunidade. “Vocês são inovadores, criativos e provocadores. Precisamos de exemplos marcantes como esse para que a escola se torne cada vez mais um lugar atrativo aos alunos”, afirma.

A estudante do 2° ano Ana Yasmin de Souza, 16 anos, é uma das alunas participantes do projeto. Ela atuou no filme e comemora a oportunidade de ser a portadora de uma mensagem tão importante sobre as agressões enfrentadas dentro do ambiente escolar em todo o país. “Me senti honrada em poder colaborar para a conscientização das pessoas sobre o bullying. Muitas vezes, durante as gravações, me emocionava com a intensidade das cenas que representavam esses conflitos” explicou.

O evento ainda contou com a apresentação da principal música da trilha sonora do filme, um rap que foi composto e interpretado pelo aluno Luis Otávio Ribeiro. E a banda marcial da escola garantiu precisão, disciplina e uma execução impecável de ritmos que encerraram a cerimônia.

Programa Cipave

Seduc filme escola
Secretário Faisal Karam, Patrícia Sanchotene, coordenadora da Cipave na Seduc, e alunos participantes da produção - Foto: Rodrigo Peixoto / Seduc
Para oferecer apoio aos estudantes durante o intenso período da adolescência, a escola conta com a atuação da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência (Cipave), que oferece uma rede de apoio e desenvolve programas focados na promoção da cultura da paz. Entre as principais ações na escola Gomes Carneiro, está o Papo de Responsa, conduzido pela Policia Civil, entidade parceira do programa.

“Foi através da Cipave que conseguimos, juntamente com o Papo de Responsa, diminuir o índice de drogas, agressões verbais e físicas”, relata a diretora da escola, Suzana Silva de Souza.

Também estiveram no lançamento a promotora Denise Casanova Vilella, pelo Ministério Público, a delegada Débora Dias, da Policia Civil, capitão Guilherme Fregapani, representando o 11° Batalhão da Brigada Militar, a coordenadora do programa Cipave da secretaria da Educação, Patrícia Sanchotene, e o vereador Moisés Barbosa, representando a prefeitura de Porto Alegre.

Clique aqui para assistir "Fiz-me respeitar". O documentário teve o apoio do Ministério Público, Deca, CineSerra, Brigada Militar e Secretaria da Educação.

00:00:00/00:00:00

Alunos da rede pública estadual produzem filme sobre bullying

Alunos da rede pública estadual produzem filme sobre bullying Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Ascom Seduc