Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Evento debate gestão de pessoas e cultura organizacional com a presença de lideranças do governo

Trabalho de mapeamento da cultura organizacional já se encontra em andamento com escutas de servidores

Publicação:

Apresentar a continuidade de um trabalho que já vem sendo realizado no governo com foco nas pessoas, na melhoria dos ambientes de trabalho, das condições dos servidores, e em entregas à sociedade de serviços modernos e ágeis para transformar o serviço público. Essa foi a pauta do seminário sobre atuação da Subsecretaria de Gestão de Pessoas e do projeto Cultura Governo RS – Nosso Jeito de Ser e Fazer, realizado na tarde desta quarta-feira (24/2). Organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o encontro reuniu o governador Eduardo Leite, o vice-governador Ranolfo Viera Junior, secretários e representantes de órgãos do governo estadual, além dos parceiros do projeto, como a Comunitas e a consultoria BTA.

Na primeira etapa do encontro, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Iracema Castelo Branco, tratou de ações já promovidas na área de gestão de pessoas, como o Qualifica RS, programa pioneiro no RS, implantado em 2019 e que já recrutou mais de 40 profissionais nas secretarias de Planejamento, Educação, Obras, entre outras. Após, foi apresentado o projeto de cultura organizacional que está em andamento no governo, conduzido pela BTA. O trabalho se propõe a mapear a cultura atual, por meio de escutas com servidores e líderes, análises de cenários e worskshops com o público interno.

Conforme Leite, a mudança de paradigma de gestão de pessoas no setor público integra um plano de governo. “As entregas são realizadas por meio de pessoas. Precisamos mudar a forma de fazer esta gestão, garantindo a valorização e o engajamento de todos”, afirmou. Para o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, o compromisso de todos é fundamental para o alcance dos resultados. "Não adianta apenas definir metas, é preciso proporcionar um ambiente para o cumprimento delas, de compreensão e valorização dos servidores”, acrescentou. Os encontros, que ocorrem de forma on-line, vêm sendo realizados e seguem até o fim de março.

Texto: Bianca Garrido/Ascom SPGG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul