Eventos e atividades propõem reflexão sobre a condição da mulher

A primeira morte de Joana   de Cristiane Oliveira
Pré-estreia do filme gaúcho “A primeira morte de Joana”, de Cristiane Oliveira, é um dos eventos promovidos pela Sedac - Foto: Divulgação

O governo do Estado organizou uma programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com atividades promovidas por diversas secretarias.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Um dos destaques da programação do 8 de Março é o ciclo de debates “Esse Papo me Interessa”, com a presença do governador e de sete secretárias estaduais. O encontro acontece nesta quarta-feira (8/3), às 9h, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

Com o tema "Lideranças femininas: principais desafios", o evento conta com a presença da palestrante Vanessa Marx, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora do grupo de pesquisa Sociologia Urbana e Internacionalização das Cidades, do projeto de extensão Mulheres e Cidades e do Observatório das Metrópoles.

Organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o ciclo de debates será transmitido pelo canal da secretaria no Youtube. Para o evento presencial, as vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas neste link.

Secretaria da Cultura

A Secretaria da Cultura (Sedac) organizou uma programação especial para todo o mês de março, com o tema “Mulheres: todas por todas. A união das mulheres é o combustível que move o mundo”. Instituições vinculadas à pasta oferecerão palestras, workshops, painéis, mostras e apresentações. As ações foram alinhadas por meio da Assessoria Técnica de Diversidade e Inclusão da Sedac. A programação completa pode ser conferida neste link.

Ao longo do dia 8, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participará de várias solenidades, incluindo a abertura do evento “A força das sete mulheres”, às 14h, na Associação Leopoldina Juvenil, e a reabertura da Sala Paulo Amorim, às 19h, que contará com a pré-estreia do filme gaúcho A primeira morte de Joana, de Cristiane Oliveira.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo

A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) realizará, em 16 de março, o evento Mulheres (In)visíveis: Direitos e Cidadania das Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional do Estado. Será no auditório do Ministério Público, das 10 às 16 horas, com transmissão para mulheres privadas de liberdade de diversas unidades prisionais.

No dia 28 de março, às 18h30, a SSPS promoverá, em parceria com a Sedac, a apresentação do documentário Olha pra elas, que aborda a realidade das mulheres privadas de liberdade. A exibição ocorrerá na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) promoverá uma série de iniciativas em unidades da capital e do interior, como palestras, cursos, rodas de conversa, oficinas e espetáculos, entre outras atividades voltadas para as servidoras penitenciárias e para as mulheres apenadas.

E a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) também promoverá atividades alusivas ao mês da mulher.

Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia

A secretária da Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, participará de uma palestra sobre o contexto da mulher na inovação na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) nesta quarta-feira (8/3).

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) promoverá uma palestra sobre o tema “Mulheres que inspiram”, com a presença da reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Pellanda. O evento, voltado somente para o público interno, ocorrerá nesta quarta, às 15h, na sede da fundação.

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) promoverá, nesta quarta-feira (8/3), um dia de atendimento preferencial para mulheres nas áreas de intermediação de mão de obra, encaminhamento de seguro-desemprego e orientações sobre Carteira de Trabalho Digital. Em algumas unidades, haverá também entrevistas de emprego e palestras.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) fará uma homenagem às 36 prefeitas que administram municípios gaúchos.

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) promoverá, de quarta (8/3) a domingo (12/3), uma ação solidária em três parques estaduais: no Jardim Botânico de Porto Alegre, no Zoológico de Sapucaia do Sul e no Parque Estadual de Itapuã, localizado no município de Viamão. O pagamento de ingresso em dinheiro será substituído pela doação de um pacote de absorvente. A arrecadação será destinada a instituições que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa será realizada em parceria com a secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Secretaria da Educação

Bate-papo com as escritoras Cláudia Tajes e Jane Tutikian nesta quarta-feira (8/3), às 15h, na Secretaria da Educação (Seduc).

Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom