Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Expointer 2023 investe em acessibilidade para receber visitantes

Publicação:

Em frente a um prédio baixo, está um operário trabalhando na construção da rampa, já quase pronta. Ele está agachado, mexendo com pedras. A área está cercada com grades para isolar o ambiente.
Um das novidades é a rampa de acesso no prédio da Administração Central do parque - Foto: Julia Chagas/Ascom Seapi

Acessibilidade é uma das palavras-chave da 46ª Expointer, que ocorrerá de 26 de agosto a 3 de setembro. Neste ano, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está se preparando para ampliar sua visitação. Pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência visual poderão circular pelo local com mais facilidade.

“Investimos cerca de R$ 160 mil em acessibilidade. Cadeirantes, por exemplo, poderão circular livremente pela Rota da Acessibilidade, que vai desde a entrada no Portão 5 até os pavilhões, sem precisar passar por chão de brita ou de terra. Foi feito um novo calçamento com 500 metros de extensão”, explica o assessor especial do Parque, Sandro Schlindwein.

A rota consiste em um trecho pavimentado, de grande largura e pouca inclinação. Ao lado, há terra e grama.
Rota da Acessibilidade vai da entrada no Portão 5 até os pavilhões - Foto: Julia Chagas/Ascom Seapi

Ele conta que, para o próximo ano, será feita uma estação de acessibilidade em um estande no Pavilhão do Comércio, composta por uma via demarcada. “Neste ano, vamos apenas traçá-la e melhorá-la, sem deixar imperfeições no chão”, afirma.

Conforme Schlindwein, outra novidade são as rampas de acesso em cada um dos pavilhões e no prédio da Administração Central. “As rampas estão sendo feitas seguindo a legislação à risca, como inclinação de 15 graus. A da Administração contará também com um piso tátil (especial para deficientes visuais)”, destaca.

Uma rampa preta, de baixa inclinação, aparece instalada junto a uma calçada.
Rampa em frente ao Pavilhão do Comércio - Foto: Julia Chagas/Ascom Seapi

Ainda no prédio da Administração, será instalado um elevador, que dará acesso ao auditório do segundo andar, onde ocorrem vários eventos. “Até o dia 24, com certeza estará pronto. Com a instalação, o custo foi de R$ 100 mil”, diz Schlindwein. “No local, já existe um banheiro com acessibilidade, e será construído mais um até a feira.”

Texto: Darlene Silveira/Ascom Seapi
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul