Exposição "Fora da Cor" reúne obras em preto e branco nos 30 anos do Instituto Estadual de Artes Visuais

Artistas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul apresentam trabalhos em mostra que começa na quinta (8)

GELSON SOARES
Obra de Gelson Soares, que integra a mostra "Fora da Cor – Exercício 4" - Foto: Divulgação

A exposição Fora da Cor – Exercício 4 apresenta trabalhos de 56 artistas. As obras têm a característica de serem em preto e branco e nos tons de cinza possíveis entre uma e outra cor. A mostra integra as atividades comemorativas dos 30 anos do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), com o apoio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Macrs). A abertura ocorre na quinta-feira (8/4), às 20h, com uma live que conta com a participação da curadora do projeto, Ana Zavadil, e do diretor do Ieavi/Macrs, André Venzon, na página da Sedac no Facebook.

GRAÇA CRAIDY Fora da Cor
Obra de Graça Craidy - Foto: Divulgação

Em diferentes linguagens e suportes, as obras revelam a poética de cada artista, enriquecendo a investigação no campo do conhecimento e da experimentação. “O que dá unidade à exposição é justamente a pouca cor e o diálogo entre as obras. Esse é forte e chama a atenção para nichos dentro do espaço expositivo”, explica Ana Zavadil, que é professora e mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A gênese da proposta foi um desafio lançado em 2018 durante aulas ministradas pela curadora a um grupo de estudos em Santa Maria, que se reunia a cada 15 dias e trabalhou com o intuito de criar obras usando somente as cores solicitadas. “Para muitos foi desafiador, mas, no desenvolvimento, os trabalhos abriram-se para muitas possibilidades e começaram a surgir obras interessantes”, recorda.

A primeira exposição Fora da Cor aconteceu no Aberto Caminho de Artes, em Porto Alegre, em dezembro de 2018, com trabalhos de 12 artistas de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Santa Maria. Em seguida, em 2019, uma nova proposta deu seguimento aos exercícios sem cor. A exposição Fora da Cor – Exercício 2 ocorreu no Museu de Arte de Santa Maria, com 24 artistas.

A mostra cresceu em número de artistas, obras e de significados, trazendo à luz muitas produções emblemáticas e instigantes. “Virou um ciclo e passou a interessar muitos artistas”, conta a curadora. Em 2020, alguns dias antes de começar o isolamento social, foi aberta a exposição Fora da Cor – Exercício 3, no Museu Casa dos Rosa, em Canoas, com 31 artistas. Mas, por causa da pandemia, teve de ficar fechada grande parte do ano.

Heloísa Biasuz
Obra de Heloísa Biasuz - Foto: Divulgação

O ciclo encerra-se com essa nova exposição que acontece no Ieavi /Macrs, cujo aniversário é no dia 20 de julho. As obras abordam questões pessoais ou de pesquisas realizadas, mas também tratam do tempo e da pandemia, com as mudanças significativas no comportamento e, por extensão, à arte de todos.

De acordo com Ana, os diálogos criam movimentos para o olhar: “O que a curadoria busca é relação direta do espectador com as obras, pois, já dizia Marcel Duchamp, são os espectadores que fazem a obra. É o observador que leva a obra de arte para o exterior do espaço museológico, é ele que a faz existir para o mundo”.

Título: Fora da Cor – Exercício 4

Curadoria: Ana Zavadil

Artistas: Alexandra Eckert, Andréa Bracher, Angela Plass, Beatriz Dagnese, Carmela Slavutzky, Clara Koppe, Cristie Boff, Cristina Luviza Battiston, Dani Remião, Dartanhan Baldez Figueiredo, Denise Giacomoni, Denise Wichmann, Edson Possamai, Esther Bianco, Felipe Ferla da Costa, Gelson Soares, Graça Craidy, Helena D’Avila, Heloísa Biasuz, Juliana Feyh, Kika Costa, Leonardo Loureiro, Leonice Araldi, Lisi Wendel, Lorena Steiner, Lucy Copstein, Mara Galvani, Maria Cristina, Maria Paula Giocomini, Maril Rodrigues, Marina Ramos, Maristel Nascimento, Marlon Viana, Mery Bavia, Milene Gensas, Mônica Furtado, Myra Gonçalves, Nadiamara Paim, Natalia Bianchi, Neca Sparta, Odilza Michelon, Priscila Sabka Thomassen, Rachel Fontoura, Ricardo Aguiar, Rosirene Mayer, Sandra Gonçalves, Sandra Kravetz, Sandra Lages, Selir Staliotto, Silvia Rodrigues, Sonia Loren, Sonia Rombaldi, Susan Mendes, Susane Kochhann, Vera Reichert e Wischral.

Local: Ieavi/Macrs – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, 3º andar). Na Galeria Augusto Meyer e no Espaço Maurício Rosenblatt

Observação: atendimento ao público e visitação das galerias temporariamente suspensos devido às medidas de prevenção à Covid-19, seguindo o modelo de Distanciamento Controlado proposto pelas autoridades locais

Texto: Ascom Ieavi
Edição: Vitor Necchi/Secom