Exposição marca os 25 anos de existência do Centro Administrativo Fernando Ferrari
Publicação:
Os dois acessos principais do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), sediam uma exposição com fotos e jornais de época contando parte da história da construção do local. As imagens fazem parte do acervo pessoal do arquiteto Luis Carlos Macchi, um dos cinco profissionais responsáveis pelo projeto arquitetônico, que também disponibilizou os desenhos originais do projeto, presentes na exposição aberta no dia 28 de março. Já os periódicos de época foram cedidos pelo Museu de Comunicação Hipólito José da Costa.
A exposição, que segue até o dia 10 de abril, foi organizada pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH) para comemorar o aniversário de 25 anos da inauguração do Centro, ocorrido este mês. Além da mostra, um mural vai recolher opiniões dos servidores e servidoras sobre o prédio de 21 andares que atualmente é local de trabalho de mais de quatro mil pessoas e abriga 17 das 28 secretarias de Estado. As comemorações preveem ainda a pintura de um mural pelo artista plástico e grafiteiro Leopoldo Costanzo Filho.
Centro Administrativo
Os primeiros estudos para centralizar secretarias e órgãos públicos num só complexo se iniciaram em 1956, com a construção de prédios ao redor da Praça da Matriz. Em 1962, o prefeito de Porto Alegre, Loureiro da Silva, sancionou a lei que fixava o Centro Administrativo nas proximidades da Avenida Borges de Medeiros e da Escola Técnica Parobé. Depois de inúmeras propostas, em 12 de julho de 1971, por meio do Decreto nº 21.190, foi aprovado, pelo então governador Euclides Triches, o projeto para a criação do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul (Caergs).
O projeto previa como estrutura o Palácio de Despachos, Secretarias de Estado, Plataforma e acessos e Centro de Processamento de Dados. A área definida para a construção foi de 128 mil m² e as obras se iniciaram efetivamente no dia 26 de dezembro de 1976. A Companhia Estadual de Desenvolvimento Regional e Obras (Cedro) e a empresa Knorr Construções Ltda. foram as responsáveis pela execução das obras juntamente com os arquitetos Charles René Hugaud, Ivanio Fontoura, Leopoldo Costanzo e Luis Carlos Macchi. A ocupação do prédio estava prevista para 1986, porém a inauguração só ocorreu em 10 de março de 1987.
Fernando Ferrari
Em 12 de julho de 1989, o Caergs passou a ser chamado Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em homenagem ao movimento Mãos Limpas - uma forte oposição ao exagero burocrático e a toda e qualquer espécie de corrupção na Administração Pública, cujo principal exemplo era a figura do economista, sociólogo, advogado e deputado Fernando Ferrari. Nascido em 14 de julho de 1921, em São Pedro do Sul, Ferrari foi um dos mais ilustres e dedicados parlamentares gaúchos, notabilizado como principal defensor da Nova Ordem Econômica e Social do Rio Grande do Sul.
Texto: Rodrigo Machado
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305