Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Exposição no Memorial homenageia Giuseppe e Anita Garibaldi

Publicação:


O Memorial do Rio Grande do Sul, localizado na Praça da Alfândega, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, está expondo 21 quadros doados pelo Instituto Italiano Fernando Santi, da Itália, em que é retratada a passagem de Giuseppe Garibaldi pela América e pelo continente europeu.

A exposição homenageia também Anita Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, nascida em Laguna, casada, em 30 de agosto de 1835, no dia em que completava 14 anos, com Manuel Duarte de Aguiar, que a abandonou para se filiar ao Exército do Império. Como ele sumiu, Anita pediu a anulação do casamento e seguiu o italiano em suas andanças pelo mundo, lutando ao seu lado.

Conhecida como a Heroína de Dois Mundos, Anita faleceu na Itália em 4 de agosto de 1849, com 28 anos, e é considerada uma das mulheres mais corajosas e fortes do século XIX. Lutou ao lado de Garibaldi em revoluções no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Uruguai e na Itália. Giuseppe conheceu-a quando tomou o porto de Laguna em nome da República Riograndense durante a Revolução Farroupilha.

A casa onde essa descendente de imigrantes vindos dos Açores residiu, hoje, é um museu em sua terra natal, aberto à visitação pública, contendo acervo sobre ela e Giuseppe, mas também revelando aspectos da História de Santa Catarina.

A exposição tem entrada franca.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul