Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Faders produz vídeo acessível sobre segurança à beira-mar

Publicação:

Vídeo sobre segurança à beira-mar
A coordenadora do projeto Praia Acessível, Cláudia Alfama; o diretor administrativo da Fundação, Romário Cruz; o capitão Lüdke, - Foto: Faders

A equipe de comunicação da Faders - Acessibilidade e Inclusão esteve em Imbé, na manhã desta sexta-feira (12), para gravar a primeira etapa da produção de um vídeo acessível sobre segurança à beira-mar.

Entre outros assuntos, o capitão Lüdke, comandante da 3ª Cia de Guarda-Vidas do Rio Grande do Sul, apresentou dicas para proteger as crianças, o que representa cada cor de bandeira, a prevenção de acidentes e como se portar em caso de emergência. Numa segunda etapa de produção, está prevista a inserção da interpretação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelos técnicos da Faders.

Segundo o presidente da Fundação, Roque Bakof, esse é o maior propósito do vídeo. “Após uma pesquisa, descobrimos que quase não existem materiais sobre o assunto para pessoas com surdez ou deficiência auditiva. Isto é muito sério. Se o principal meio de comunicação entre o guarda-vidas e um banhista em risco é o apito, como fazer no caso da pessoa com surdez ou deficiência auditiva? Há alternativa: o aceno. Mas as pessoas precisam saber disso. Por isso, essas informações devem ser disseminadas de forma mais acessível e inclusiva possível”, disse.

A previsão de lançamento do vídeo é na próxima quinta-feira (18). 

Texto: Ascom Faders
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul