Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fafec apresenta silo-secador que armazena até cem sacos de grãos

Publicação:

Uma das estruturas que vai chamar a atenção dos visitantes da Feira da Agricultura Familiar e Empresarial da Região Centro Sul (Fafec), organizada pela Emater/RS-Ascar e Afubra, é o silo-secador construído para armazenar até cem sacos de grãos. A feira
Fafec apresenta silo-secador que armazena até cem sacos de grãos

Uma das estruturas que vai chamar a atenção dos visitantes da Feira da Agricultura Familiar e Empresarial da Região Centro Sul (Fafec), organizada pela Emater/RS-Ascar e Afubra, é o silo-secador construído para armazenar até cem sacos de grãos. A feira acontece desta quarta-feira (05) a domingo (09), no Parque de Exposição Dorval Ribeiro, em Camaquã, integrando a Expocamaquã.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Márcio Dalbem, no Brasil as perdas pós-colheita de grãos são de 20% a 30% do total que é cultivado. Os motivos são o desconhecimento dos produtores com relação a importantes fatores envolvidos na colheita e armazenagem e também por ser difícil de, visualmente, identificar a diminuição na qualidade dos produtos armazenados.

Na região Centro-Sul, nas pequenas propriedades rurais onde o milho e o arroz são a base econômica, os silos-secadores de pequeno porte, construídos em alvenaria de tijolos, podem ser uma boa opção para os agricultores conservarem sua colheita, que serve não só para a alimentação humana e animal, mas para a comercialização.

O silo-secador instalado na Fafec 2011 foi construído a partir de um projeto feito pela Emater/RS-Ascar, com a intenção de otimizar o sistema de aeração para, com um baixo consumo de energia elétrica, atender as necessidades das propriedades da região. Existem projetos também para silos de 250, 500 e 1000 sacos de grãos.

A construção é simples e pode ser feita a partir de materiais e mão de obra encontrados nas propriedades rurais. A secagem se processa por meio da passagem de ar natural pelos grãos, realizadas com ajuda de ventiladores. O ar não aquecido retira a umidade dos grãos de forma menos agressiva, evitando perda de qualidade nos grãos durante o processo de secagem.

Com este silo-secador, numa mesma estrutura, se tem o processo de secagem dos grãos e seu armazenamento, permitindo monitorar, interferir e corrigir problemas na armazenagem, quando necessário, através da aeração dos grãos. Os silos-secadores de pequeno porte podem ser uma boa alternativa para diminuição das perdas pós-colheita e manutenção da qualidade dos grãos até seu consumo.

Texto e foto: Carine Massierer
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul