Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fapergs celebra 60 anos de pesquisa e inovação no Rio Grande do Sul

Importância da fundação foi destacada no palco do governo no South Summit Brazil

Publicação:

Painel Fapergs 60 anos no SSB
Simone Stülp, Odir Dellagostin, Rafael Roesler e Nadya Silveira participaram do painel nesta quarta-feira - Foto: Lauro Alves/Secom

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) comemora 60 anos dedicados à ciência e à inovação em 2024 e sua importância histórica foi tema de painel no RS Innovation Stage, nesta quarta-feira (20/3). O palco faz parte da programação do South Summit Brazil 2024, evento correalizado pelo governo do Estado. 

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, fez um paralelo de sua trajetória acadêmica e profissional com a história da fundação. “Hoje, estou aqui como filha da Fapergs. Em 1992, ela foi responsável pela minha primeira bolsa de iniciação científica, na Universidade Federal de Santa Maria. Depois, como professora da Univates, meu primeiro projeto aprovado em agência de fomento também foi da Fapergs. Mais tarde, em 2014, presidi o Conselho Superior e pude compreender a importância da fundação para termos um sistema de ciência pujante.” 

O diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, disse que a fundação serve de exemplo por ser uma das mais antigas do Brasil em atuação constante. “Nos últimos dois anos, tivemos o maior orçamento da série histórica de 60 anos. Amanhã, aqui no RS Innovation Stage, vamos lançar um edital de quase R$ 30 milhões para inovação em empresas, chamado Tecnova 3. Em breve, também vamos anunciar uma nova edição do programa Doutor Empreendedor”, antecipou. 

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Nádya Pesce da Silveira, que já presidiu a Fapergs, ressaltou a gama de possibilidades de financiamento oferecidas pela entidade. “A fundação permite que tenhamos, no Estado, um ambiente de inovação e uma comunidade científica importantes. Precisamos ter cada vez mais oportunidades de investimentos, especialmente aquelas que conectem os setores produtivo e acadêmico”, frisou. 

Simone destacou, ainda, a contribuição do trabalho realizado há seis décadas pela Fapergs para o momento atual do Estado. “O South Summit Brazil só é possível porque trabalhamos há muitas décadas, via Fapergs, na qualificação das pessoas, dos cérebros que se dedicam à ciência, à tecnologia e à inovação.” 

A moderação do painel ficou a cargo do diretor técnico-científico da Fapergs, Rafael Roesler.

Saiba mais sobre os programas da Fapergs aqui 

História da Fapergs 

  • A Fapergs foi a segunda fundação de amparo à pesquisa a ser fundada no Brasil, depois da Fapesp, de São Paulo. 
  • Em 31 de dezembro de 1964, foi promulgada a Lei 4.920/1964, pelo então governador Ildo Meneguetti, que autorizava a instituição da Fapergs. 
  • Em 24 de abril de 1965, foi publicado o Decreto 17.280, que concretizou a instituição da Fapergs. 
  • A Lei 4.920/64, que estabeleceu as finalidades, as fontes de recursos, a estrutura e a organização da fundação, atualmente já foi revogada.  
  • Está em vigor a Lei 14.601/2014, que trouxe modernização e flexibilidade para o funcionamento e a gestão da Fapergs.

Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul