Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Farroupilha é a próxima cidade a receber a jornada contra exploração sexual de crianças

Publicação:

A proximidade da Copa do Mundo de 2014 aumenta a preocupação de autoridades com um possível aumento de casos de violência e exploração sexual de crianças no Estado. Para evitar legados negativos nesse sentido, a XI Jornada Estadual contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes está percorrendo cidades habilitadas a serem Centros de Treinamento de Seleções e, como consequência, atração para os turistas. Nesta sexta-feira (25), Farroupilha, na Serra gaúcha, recebe a audiência pública da jornada, partir das 13h30, no Centro de Ensino Superior Cenecista (Rua 14 de julho, 339, Centro).

O tema desta edição da jornada, Violência e exploração sexual nesta rede não entram, tem foco na prevenção, proteção, denúncia e punição dos abusos sexuais, assuntos que serão tratados nas palestras da inspetora de polícia do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) Sissi Moreira, da especialista em Direito de Família, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e psicologia jurídica Bianca Garibaldi, da diretora do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Rubia Abs da Cruz, e da psicóloga e coordenadora do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (Crai), Eliane Soares.

Além de contribuir para a articulação entre as diferentes redes de atendimento a casos de violência e exploração sexual, a jornada tem por objetivo divulgar os mecanismos para denúncia, como o Disque 100 e os Conselhos Tutelares. Até maio deste ano, foi registrada uma média de dez casos de violência sexual contra crianças e adolescentes por dia no Estado. Em 2012, a média ficou em 11,8 denúncias por dia.

A XI Jornada Estadual contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começou no dia 18 de setembro, em Lajeado, e depois passou por Canela e Bento Gonçalves, ambas na Região da Serra. Ainda serão realizadas audiências em Porto Alegre, Canoas, Viamão e Gramado.

Desde 2011, o Governo do Estado participa como um dos organizadores da Jornada Estadual Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, junto com os demais parceiros: a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e a Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho.

Programação da jornada em Farroupilha

13h30min - Abertura
14h - Vacinação contra HPV: Pioneirismo em Farroupilha - Prefeito Claiton Gonçalves
14h30min - O valor da prova em casos de abusos e exploração sexual - Sissi Moreira
15h - Grandes eventos: Qual o legado que queremos? - Bianca Garibaldi
15h30min - Fluxo de Atendimento e a construção do Protocolo Estadual - Rubia Abs da Cruz e Eliana Soares
16h30min - Debate e encaminhamentos
17h - Encerramento

Texto: Assessoria SJDH
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul