FDRH apresenta balanço de ações educativas na Escola Nacional de Administração Pública
Publicação:

A diretora-presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Sandra Bitencourt, participou de reunião nesta quarta-feira (12) na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, onde apresentou o balanço das ações educativas desenvolvidas em parceria pela Rede Escola de Governo (REG). Desde 2013, foram concluídas duas formações gratuitas que já beneficiaram 70 servidores públicos do Rio Grande do Sul.
A coordenadora-geral de Programas de Capacitação da Enap, Marcia Seroa da Motta Brandão, recebeu o relatório de balanço e agradeceu a parceria em nome do presidente da Enap, Paulo Carvalho, que participa no Equador do Congresso Internacional do Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento (Clad).
"A coordenadora referiu que foi muito estimulante trabalhar conosco, que superamos nossas dificuldades estruturais anteriores com uma ideia inovadora ao fazer articulação com as universidades. Segundo ela, constituimos um formato pioneiro que todas as escolas de governo estão acompanhando com muita atenção”, disse a presidente.
O relatório recupera o processo de reestruturação das funções públicas da FDRH a partir de 2011. Descadastrada da Enap em 2006, devido a precariedade na estrutura física e em equipamentos e pela fragilidade no acompanhamento e apoio à realização dos cursos, a Fundação obteve novo cadastramento em 2013, por meio dos resultados da Rede Escola de Governo, projeto inédito de formação de servidores tendo como parceiras universidades públicas e comunitárias, e dos investimentos na reestruturação física na FDRH, com início em 2011.
A partir do recredenciamento, a FDRH participou com protagonismo das IX e X edições do Encontro Nacional de Escolas de Governo. Desde então, a REG integra o Comitê Gestor da entidade. No X Encontro Nacional, em agosto de 2014, a FDRH apresentou dois trabalhos com as temáticas de pesquisa na formação continuada e de avaliação institucional.
Formações conjuntas
Em 2013, reinaugurando a parceria entre a FDRH e a Enap, foi promovida a primeira edição do curso de Apoio à Elaboração de Planos Plurianuais (PPAs) voltada para servidores municipais. A docência ficou sob responsabilidade das servidoras da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (SEPLAG) Laurie Cunha e Luciana Dal Forno Gianluppi, que receberam a formação da Enap e replicaram o curso em duas turmas que aconteceram nas dependências da FDRH. Ao todo, 42 servidores municipais tiveram acesso à formação, beneficiando cerca de 24 municípios.
De 1º a 5 de setembro deste ano, foi realizado o curso de extensão sobre Gerenciamento de Projetos, de 35 h/a, voltado para servidores em posição de gerentes, líderes ou coordenadores de projetos, que abordou fundamentos básicos, diagnóstico, estruturação estratégica e operacional do projeto e gestão por resultados. Foram certificados 28 alunos dos seguintes órgãos: Fase, FDRH, FGTAS, UFCSPA, IBGE, Instituto Federal Farroupilha, Metroplan, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), da Saúde, da Infraestrutura e Logística (Seinfra), de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento (SOP) e Políticas para as Mulheres (SPM).
Próximas turmas
De 17 a 21 de novembro será realizada a segunda turma do curso de extensão em Elaboração de Projetos (Modulo II) do Programa de Formação de Técnicos Estaduais e Municipais para Elaboração do Plano Plurianual 2014 -2017 (PPA) com 35 horas/aula, que terá 28 alunos oriundos da FDRH, Seplag, e prefeituras de Gravataí, Cachoeirinha, Guaíba, Porto Alegre, São Leopoldo, Imbé e Itati. Anderson da Cunha Jesus e Hermes Luís Machado, servidores da FDRH que receberam formação para se tornarem multiplicadores, serão os docentes do curso que conta com parceria da Seplag e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
Dentro do Programa de Gerenciamento de Compras Públicas, ainda serão desenvolvidos dois cursos tendo como docentes os servidores públicos Marion Costa dos Santos e Pablo Seffrin, da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos. Uma turma de Instrumentos do Processo Licitatório: Elaboração de Termos de Referência e Editais para Contratação de Bens e Serviços no Setor Público, de 1º a 4 de dezembro e que já conta com a pré-inscrição de 20 alunos, servidores estaduais, e outra de Fundamentos sobre Licitações e Fiscalização de Contratos Administrativos, de 8 a 12 de dezembro, também consta com 20 alunos pré-inscritos.
Multiplicadores
Os servidores da FDRH Anderson da Cunha Jesus e Hermes Luís Machado, que vão colocar em prática os conceitos apreendidos como docentes multiplicadores, a partir do dia 17, ressaltam a relevância da formação recebida pela Enap.
"No período de 28/10 a 1º/11/2013, entre representantes de vários Estados, recebemos o treinamento do módulo II, na Enap, com a missão de multiplicar os ensinamentos junto aos agentes municipais. Durante esse período, foram debatidos vários aspectos na fase de elaboração de projetos que entendo ser um desafio para o governante municipal, uma vez que tratamos com questões do tipo: como se dá o processo decisório que levará à seleção, definição, priorização, de um determinado projeto, solução de problemas relevantes identificados em diagnósticos técnicos de situação, e ofertas para captação de recursos para a administração local com origens diversas”, relata Hermes.
“O curso foi bem interessante pois nos ensinou uma metodologia de elaboração de projetos e também muito sobre a realidade dos municípios”, complementa Anderson. “A expectativa é de conseguir efetivamente ajudar os servidores dos municípios a colocar em prática de uma maneira mais clara a fase de elaboração de projetos, o que é uma necessidade especialmente para os municípios menores”, acrescenta.
Texto: Jaqueline Schmidt
Edição: Redação Secom