Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Feira do Livro de Santa Maria completa 40 anos

Publicação:

Com a presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, a 40ª edição da Feira do Livro de Santa Maria foi aberta no final da manhã deste sábado (27) e contou com a presença de autoridades e comunidade na Praça Saldanha Marinho. Nesta edição, que
Feira do Livro de Santa Maria completa 40 anos

Com a presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, a 40ª edição da Feira do Livro de Santa Maria foi aberta no final da manhã deste sábado (27) e contou com a presença de autoridades e comunidade na Praça Saldanha Marinho. Nesta edição, que se estende até 12 de maio, os organizadores contabilizaram 111 lançamentos e 241 autores inscritos.

Para Assis Brasil, um evento que possui 40 anos de história tem muito a contribuir com sua experiência. Aqui a cultura prospera, uma das características de Santa Maria é a qualidade de seus escritores, que honram a literatura brasileira. O secretário destacou a tradição escolar e universitária do município como fator essencial para que o fomento da cultura: Nesse sentido Santa Maria é exemplo para o país, pois soube aliar o ensino e a cultura. O ensino com sua capilaridade é o melhor veículo de difusão da cultura e da arte. A vida é breve, mas a arte é longa.

A feira de Santa Maria foi criada em 1963, mas por um longo tempo ficou desativada, até que em 1995 um grupo de estudantes de comunicação recuperou o evento. A coordenadora desse grupo foi escolhida como patrona da feira em 2013: a professora Eugênia Mariano da Rocha Barichelo. Em seu pronunciamento ela falou sobre seu envolvimento com a Feira do Livro. Mencionou que, quando recebia livros, os carregava e ajudava a vendê-los. Tenho até hoje em meus guardados as notas que assinei, referindo-se a grande estima ao evento literário. O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Felipe Müller, agradeceu a organização e destacou que durante 40 anos a Feira do Livro proporcionou cultura para toda a cidade
O prefeito da cidade, Cezar Schirmer, destacou a escolha dos homenageados do evento literário e disse que saudar a Feira do Livro era saudar as universidades do município, referindo-se ao fato de que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi a instituição que promoveu a primeira edição do evento e ao Centro Universitário Franciscano, que também passou a colaborar.
A Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag) está sempre presente na feira de Santa Maria com seus lançamentos. No primeiro dia de feira, os mais procurados Dora a obra de Oliveira Silveira e a revista VOX: , que tem distribuição gratuita.

Feira do Livro de Santa Maria
Até 12 de maio - Praça Saldanha Marinho
Domingo a sexta, das 13h às 21 horas; Sábado, das 10h às 21h
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, Cesma, UFSM, Unifra, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Sesc-RS e Sesi-RS.

Texto e foto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul