Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fepam emite licença ambiental para obra do Hospital de Clínicas

Publicação:

HCPA obra 2019 atual
Ampliação do hospital deve estar concluída neste ano - Foto: Reprodução

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a licença prévia e de instalação unificadas conferindo a viabilidade ambiental para a Subestação de Energia Elétrica (SE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Marjorie Kauffmann, diretora presidente da Fepam, destaca que o empreendimento contribui para a segurança do sistema elétrico do complexo hospitalar, além de possibilitar o aumento de carga para suprir a expansão da instituição.

O documento licenciatório contempla as exigências, restrições e condicionantes aplicadas para a fase de construção da subestação, que o empreendedor deverá cumprir durante a instalação do empreendimento licenciado. Será necessária a execução do Programa de Manejo Florestal, referente ao corte de árvores localizadas na área afetada pela obra, sob supervisão ambiental de técnicos habilitados, assim como a compensação ambiental diante das intervenções pertinentes.

Além disso, deverão ser cumpridos dois programas, o de gerenciamento de resíduos sólidos e o de  emergência e contingência. O empreendedor deverá providenciar ainda o treinamento de todos os funcionários envolvidos na implantação do empreendimento visando à adoção de posturas relacionadas à mitigação dos impactos ambientais. 

Marjorie Kauffmann destaca que a equipe técnica da Fepam realizou com celeridade a análise do licenciamento ambiental, com emissão final de parecer de licença prévia e de instalação no prazo de  23 dias, com intuito de contribuir para a conclusão das obras de ampliação do complexo e vislumbrando a operacionalidade do hospital. 

Benefícios da obra de ampliação 

De acordo com site do HCPA, o novo complexo hospitalar, previsto para ser concluído em 2019, dará especial atenção aos pacientes criticamente enfermos – aqueles que necessitam cuidados urgentes ou intensivos. A comunidade passará a contar com uma maior capacidade de atendimento e qualificada infraestrutura. 

A emergência, por exemplo, que atualmente conta com cerca de 1,7 mil m², ficará com mais de 5 mil m², podendo oferecer melhores condições de acolhimento aos pacientes. Já o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) passará de 54 para 110 leitos. Com os novos prédios, haverá liberação de áreas no edifício principal, proporcionando a instalação de mais 155 leitos de internação.

Por ser um hospital universitário vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o Clínicas também vai ampliar os espaços dedicados ao ensino e à pesquisa. 

Texto: Catarina Gomes/Ascom Fepam
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul