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Ferramenta de inteligência artificial serve de apoio aos servidores do Estado em tarefas de diferentes segmentos

O assistente virtual e a GurIA, lançada nesta semana por Eduardo Leite, fazem parte da nova Estratégia de Governo Digital

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card2023 planejamento, governança, gestão
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Os mais de 60 mil servidores estaduais que usam diariamente um conjunto de aplicativos do governo desde 2022 já podem contar com o apoio de uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA). Além disso, o governo do Estado disponibilizou aos cidadãos a GurIA, assistente virtual baseada em IA que oferece informações e orientações pelos canais digitais.

A GurIA foi lançada na quinta-feira (5/6) pelo governador Eduardo Leite e pela titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans. A implantação e disseminação dessas ferramentas é parte da nova Estratégia de Governo Digital, que visa conferir modernidade e agilidade à atuação do Executivo estadual e torná-lo mais conectado com o futuro. 

O assistente de IA foi projetado para auxiliar os usuários em tarefas de diferentes segmentos, servindo como apoio administrativo e de gestão. Entre as tarefas que podem ser auxiliadas pela ferramenta estão: criação e análise de planilhas, resumos de textos longos, geração de relatórios, estruturação de apresentações em slides, organização de agendas e elaboração de documentos oficiais, como ofícios, memorandos e atas.

Na gestão pública orçamentária, a ferramenta pode dar suporte à interpretação de leis e de dados financeiros, além da geração de gráficos e painéis de dados para prestação de contas. Ela também pode colaborar para a elaboração de materiais didáticos e apresentações, incluindo a criação de ilustrações, infográficos e ícones simples.

Quanto à gramática e à redação, o assistente de IA é capaz de auxiliar os servidores na revisão e na correção gramatical de textos, além de atuar na adequação de materiais à norma culta da língua e na redação de e-mails institucionais, entre outras ações.

A Estratégia de Governo Digital pretende que a IA seja incorporada ao dia a dia dos servidores e contribua para melhoria dos processos e projetos desenvolvidos pelas secretarias, facilitando a implementação de práticas inovadoras e a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das políticas públicas.

Treinamento

A Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI), vinculada à SPGG, liderou o primeiro treinamento sobre a ferramenta para os servidores públicos estaduais na segunda-feira (2/6). A atividade foi on-line e reuniu 3,5 mil pessoas. Nos próximos dois meses, novos treinamentos serão marcados para que os agentes públicos do Estado possam conhecer as funcionalidades da ferramenta.

A próxima capacitação está agendada para segunda-feira (9/5), às 14h. Até o final de julho, outros treinamentos específicos para o uso avançado do assistente de IA serão destinados a usuários-chave, que terão acesso a uma versão aprimorada da ferramenta. Ao todo, foram adquiridas 2,5 mil licenças especiais.

Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom

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