Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Festival oferece mais de 100 tipos de queijos e petiscos em Carlos Barbosa

Publicação:

Governador Sartori cumprimentou expositores ao prestigiar abertura do 29º Festival do Queijo
Governador cumprimentou expositores ao prestigiar abertura do 29º Festival do Queijo - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Um programa ideal para quem gosta de mesa farta e diversão. Com mais de 40 tipos de queijos, 30 de vinhos e 25 espumantes, começou o 29° Festival do Queijo de Carlos Barbosa. Considerado um dos principais eventos gastronômicos do Rio Grande do Sul, faz parte da história da cidade desde 1987. A partir de 1993, começou a ser anual.

O governador José Ivo Sartori participou, nesta sexta-feira (29), da abertura oficial e destacou a importância das comemorações regionais. "Nesses três anos e meio de governo, tenho estado em muitas feiras, eventos, festivais e exposições por todo o interior. Porque acredito que as atividades comunitárias ajudam a manter as pessoas unidas, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios", afirmou. 

Sartori disse ainda que, sendo conhecedor da região, sabe da importância de valorizar o trabalho dos produtores, das cooperativas, das famílias e dos empreendedores. "Nosso governo sempre foi parceiro do setor produtivo, do setor agrícola, das cooperativas. Fizemos e seguimos fazendo o que precisa ser feito para modernizar o Estado", acrescentou.

Sartori destacou importância de valorizar trabalho dos produtores e das cooperativas familiares
Sartori destacou importância de valorizar trabalho dos produtores e das cooperativas familiares - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Tradição gastronômica

O Festiqueijo vai até 29 de julho, às sextas, sábados e domingos, com 22 expositores e vinícolas. Além de queijos, vinhos e espumantes, o cardápio inclui galeto, salsichão, pastel, pizza, espetinho de frango e queijo, doce de leite e fondue de chocolate. O diferencial, comparado a outras festas da região, é o sistema "all inclusive": o visitante compra o ingresso, ganha uma taça e um garfinho e pode comer à vontade.

É uma oportunidade para conhecer a produção local. A programação inclui diversas atrações artísticas, que se apresentam no palco principal do salão, e uma feira de produtos artesanais.

Texto: Vanessa Felippe, de Carlos Barbosa
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul