Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Festival de teatro de Santa Rosa terá presença da Sedac

Publicação:

Sedac Cena Viva
Jurados definirão os prêmios para melhor espetáculo, direção, atuação e cenário - Foto: Sedac / Arquivo

Falta pouco para começar a edição 2019 do Cena Viva – Festival Internacional de Teatro de Santa Rosa. De terça-feira (23/4) a sábado (27/4), o município da região noroeste do Estado vai respirar o melhor das artes cênicas e levar ao palco do Teatro do Sesc criatividade e interpretações de primeira, em sessões durante todo o dia.

É o primeiro de uma série de festivais de artes cênicas que ocorrerão no interior. “Atividades como esta são importantes no processo de fomento à produção cênica do Estado”, afirma Ruben de Oliveira, diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) – instituição ligada à Secretaria da Cultura (Sedac).

Grupos de teatro do interior gaúcho, do interior de São Paulo, da Argentina e do Peru apresentarão comédias, dramas e tragédias direcionadas ao público infantil, jovem e adulto. O ator e diretor Mauro Soares, que trabalha no Teatro de Arena e tem mais de 50 anos de carreira nos palcos, será o coordenador das mesas de debates.

Um corpo de jurados definirá os prêmios para melhor espetáculo, direção, atuação e cenário, e também será responsável por analisar, em público, ao final de cada apresentação, o trabalho apresentado pelo grupo.

O Cena Viva terá entrada franca. Reservas de ingressos para turmas escolares podem ser feitas pelo telefone (55) 3511-5112. O Festival tem o apoio do IEACen e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Rio Grande do Sul (Sated/RS).

Reunião em Bom Jesus

Na sexta-feira (26/4) representantes da área cultural dos municípios da região dos Campos de Cima da Serra vão se reunir para discutir o fortalecimento dos editais “Educação Patrimonial” e “Teatro Hoje: Serafim Bemol”. Informações e inscrições estão no site do Pró-cultura

O encontro está marcado para as 15h, na Secretaria de Educação e Cultura de Bom Jesus, com a participação da secretária adjunta da Cultura, Carmen Langaro, e do diretor do IEACen, Ruben Oliveira. O encontro também servirá para divulgar as ações do Dia do Patrimônio no Estado, comemorado em 17 de agosto.

Texto: Rafael Varela / Ascom Sedac
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul