Figueira da Paz é um dos atrativos da cidade de Arambaré, na Costa Doce
Publicação:
Não é apenas por ser banhado pela Lagoa dos Patos que Arambaré atrai visitantes. O município da região centro-sul preserva um patrimônio natural do Rio Grande do Sul, a Figueira da Paz, o maior exemplar da espécie no Estado, com idade estimada entre 400 e 700 anos.
Localizada no centro da cidade, a figueira tem aproximadamente 141 metros de perímetro, a copa abrange um raio de 50 metros, e a circunferência do tronco é de 12 metros. À noite, o local é iluminado e a árvore acolhe moradores e turistas nos bancos sob seus galhos.
Antigamente na área habitavam os índios Arachanes, etnia extinta que vivia da caça e pesca na Lagos dos Patos. Conta a lenda que uma índia de nome Justa teria se abrigado junto a figueira e ali permanecido até sua morte.
A imagem da figueira é símbolo da emancipação política e administrativa da cidade, e a prefeitura batizou a Figueira da Paz em 1998. As figueiras são protegidas por lei estadual que as torna imunes ao corte, por abrigar várias espécies da flora e fauna. Seus frutos servem de alimento para diversas espécies de aves, também constituindo abrigo para orquídeas e bromélias.
Praia do Calçadão
A tranquilidade da Lagoa dos Patos é a grande atração da cidade. Na Praia do Calçadão, uma das opções de lazer é o aluguel de caiaque. Natural de Sapucaia do Sul, Fernando Raupp visita a cidade e se diverte nos caiaques pelo sétimo ano. As águas tranquilas proporcionam o passeio a qualquer pessoa. Crianças podem se divertir com adultos nos caiaques duplos. O passeio de meia hora custa R$ 5 reais por pessoa.
Texto: Daiane Roldão
Foto: Camila Domingues
Edição: Redação Secom