Final de semana no Rio Grande do Sul terá avanço de frente fria com tempestades, rajadas de vento, granizo e raios
Defesa Civil acompanha condições hidrometeorológicas para os próximos dias
Publicação:

O tempo no Rio Grande do Sul será marcado por instabilidade por instabilidade no fim de semana. No sábado (11/10), uma área de baixa pressão favorece temporais isolados à tarde, que podem causar granizo, chuva moderada e rajadas de vento de até 90 km/h em áreas do Norte, da Serra, dos Vales, da RMPA, do Centro, do Sul e da Campanha. À noite, as tempestades se intensificam na região Oeste e na Campanha, com temporais acompanhados de queda de granizo de maneira isolada, chuva pontualmente forte e rajadas de vento acima dos 100 km/h. Os acumulados variam entre 5 e 30 mm/dia. O mar fica agitado próximo à costa.
A partir da madrugada de domingo (12/10), o avanço da frente fria favorece temporais na maior parte do Estado, começando pelo Oeste, com rajadas de vento, queda de granizo e chuva moderada a forte. Nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Norte e parte do Centro, as tempestades ocorrem com maior intensidade e as rajadas de vento podem superar 100 km/h durante a madrugada. Nas demais regiões, as rajadas de vento podem chegar a 90 km/h associadas aos temporais. Os acumulados variam entre 20 e 70 mm/dia e pontuais de até 90 mm/dia, com os maiores volumes sendo esperados nas Missões, no Noroeste e no Norte. O mar fica agitado próximo à costa.
A tendência é que, na segunda-feira (13/10), a atuação de um ciclone extratropical na costa do Uruguai provoque rajadas de vento em grande parte do Estado, com intensidade variando entre 50 e 80 km/h, podendo alcançar até 90 km/h no Litoral. Há condição para pancadas de chuva moderada, eventualmente acompanhada de descargas elétricas, em áreas do Norte, do Nordeste, da Serra, dos Vales, da RMPA, do Sul e do Litoral, com acumulados inferiores a 30 mm/dia.
Esse aviso é válido de 11 a 12/10. Ao final, são esperados acumulados entre 50 e 100 mm nas regiões das Missões, Centro, Noroeste e Norte. No restante do Estado, são esperados volumes de 10 a 40 mm.
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção para inundação, sendo que as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.
Em função das chuvas intensas previstas para o Estado, com precipitações moderadas a pontualmente altas, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação com risco de cheia em pequenos rios e arroios. Rios maiores devem apresentar elevações pontuais, com risco de atingir cota de atenção. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.
Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom