Flores da Cunha é homenageado pelo governo do Estado e ganha busto em bronze
Publicação:

A governadora Yeda Crusius prestou, na manhã desta quarta-feira (4), uma homenagem pela passagem dos 50 anos da morte do ex-governador José Antônio Flores da Cunha. Durante evento no Palácio Piatini, foi descerrado um busto em bronze, que será entregue, nesta tarde, ao município que leva o nome do ex-governador, na Serra gaúcha.
O busto foi criado pelo escultor Iouri Petrov, pós-graduado na Academia de Artes da antiga União Soviética e atualmente radicado em Porto Alegre. Aos familiares de Flores da Cunha, será entregue um arquivo de fotos do general.
Em seu discurso, Yeda enfatizou a obra e a luta do ex-governante do Estado na busca da igualdade social e o papel de tribuno e defensor de uma política que nunca humilhasse os adversários. Ele tinha a qualidade de viver a vida e, com suas palavras, defender seus ideiais, disse a governadora ao comentar que o governo de Flores da Cunha criou a Secretaria da Agricultura e, assim como na atual administração do Estado, incentivou o uso da irrigação nas plantações.
Em nome da família, falou Thomaz Francisco Flores da Cunha, neto do homenageado. Disse que tanto o governo atual quanto o de seu avô são caracterizados pela preocupação com o equilíbrio das finanças para promover o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Dirigindo-se à governadora, finalizou: A nossa família agradece, honrada, esta distinção. O meu avô, da mesma forma que a senhora, também soube reverenciar os heróis do passado.