Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

FM Cultura recebe o prêmio Vitor Mateus Teixeira

Publicação:

Prêmio FM Cultura
Premiados da noite receberam a homenagem no palco do Theatro São Pedro, na capital - Foto: Secom

Emissora pública educativa, administrada pela Secretaria de Comunicação (Secom-RS), a FM Cultura (107,7 MHz) foi uma das vencedoras da edição 2022 do Troféu Teixeirinha. A emissora recebeu a distinção na categoria “Entidade ou Veículo de Comunicação que desenvolva trabalho relevante em prol da cultura gaúcha”. A distinção foi entregue ao diretor do Departamento de Radiodifusão e Audiovisual, Caio Klein, pelo superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia, Tiago Machado.

Falando em nome da FM Cultura, Caio Klein destacou o compromisso da emissora com o público gaúcho. “Agradeço à Assembleia pelo reconhecimento da nossa missão, como emissora pública, de levar cultura, entretenimento e uma programação de qualidade para todos os gaúchos”, afirmou.

Organizada pela Assembleia Legislativa, a cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (8/12) no palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e contou com a apresentação musical de Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros.

Renovado em seu formato, o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, foi instituído por meio da Resolução 2.708, de 19 de agosto de 1997, em homenagem ao músico, cantor, compositor e cineasta gaúcho falecido em 1985. A distinção busca reconhecer, valorizar e incentivar trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho.

Além da FM Cultura, a relação dos premiados na edição 2022 teve os seguintes nomes:

• Artista ou grupo na área de interpretação: César Oliveira e Rogério Melo
• Composição musical: Essência, de Rogério Melo
• Letra de música: Voltei, de Evair Gomez
• Obra cinematográfica: Legalidade
• Clássico do Rio Grande do Sul: Céu, sol, sul, terra e cor (Leonardo)

Também fazendo parte da premiação, a Assembleia Legislativa entregou o Troféu José Mendes, uma distinção que valoriza o trabalho de apresentadores de programas regionalistas de rádio ou televisão. E o vencedor desta edição foi Neto Fagundes, do programa Galpão Crioulo, da RBS TV.

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul