Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formação agroecológica capacita estudantes contemplados no Programa Sementes Banrisul

Publicação:

capitação agroecológica Sementes Banrisul
Evento realizado na Escola Raul Pilla reuniu as escolas da zona sul da capital - Foto: Diego da Costa / Ascom Seduc

O Programa Sementes Banrisul, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), está beneficiando mais de 5 mil estudantes de cinco instituições de ensino da rede estadual e uma da rede municipal de Porto Alegre. A ação, que ocorre no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), está na fase das formações sobre agroecologia elaboradas em parceria com a Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS).

Nesta sexta-feira (13/3), o evento foi realizado na Escola Raul Pilla e reuniu as escolas da zona sul da capital. Na próxima segunda-feira (16/3), o encontro será realizado na Escola Ana Neri, na zona norte. Cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores e membros da comunidade escolar, receberão orientações sobre hortas nas escolas, nutrição de solos, desenvolvimento das plantas, saúde dos cultivos, alimentação saudável e preservação do meio ambiente. Além dos dois estabelecimentos, participam do Programa Sementes as seguintes instituições de ensino: Ildo Meneghetti, Olegário Mariano, Itália e a Emei Vila Nova.

A responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE), Caren Fortunato, explica que os jovens, juntamente com a comunidade escolar, terão noções básicas de plantio para desenvolverem seus projetos. “A ideia é ampliar o conhecimento e capacitar para o manejo do solo, não só repassando os elementos técnicos, mas mostrando, na prática, a importância da agroecologia, de uma alimentação nutricionalmente adequada e o cuidado com o meio ambiente”, destaca.

Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS, Sandro Trevisan, responsável pela formação, a proposta é que sejam realizadas pelo menos três capacitações sobre agroecologia em 2020. “É um público predominantemente urbano, por isso se faz ainda mais necessária a atividade. Queremos que eles entendam a relação com a natureza, a influência do clima e as atitudes sobre o consumo e o descarte do lixo”, diz. 

Entrega das sementes

As seis instituições de ensino receberam as sementes do Banrisul no mês de janeiro. A entrega oficial, feita pelo gerente-adjunto da agência do Banrisul do bairro Restinga, John Denis Ruiz, incluiu hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, a serem destinadas para projetos que valorizem a agricultura sustentável.

Programa Sementes Banrisul

O Programa Sementes Banrisul, criado em 2008, tem por objetivo orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Visa, ainda, contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, bem como auxiliar na geração de renda nas comunidades nas quais o Banrisul está inserido.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul