Fórum reúne secretários de turismo de 21 estados
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Realizado pela primeira vez no Estado, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo do Brasil - está na 25ª edição - reuniu autoridades do turismo de 21 estados brasileiros na sexta-feira (29), no Hotel Bavária, em Gramado. O encontro teve a coordenação do presidente do Fórum, Marcelo Safadi, do secretário executivo, Marcos Pompeu, e do anfitrião do evento, o secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer, do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara. Estiveram presentes no 25º Fórum representantes das secretarias de estado do turismo de Alagoas, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará, São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Amazonas, Goiás, Sergipe, Tocantins, Amapá e Pará. Na sua palestra, o secretário Luís Lara destacou a importância da ampliação do período da temporada de inverno e propôs aos participantes e representantes do ministério do Turismo, a necessidade da elaboração de um calendário unificado, nacional, para o período de férias escolares. A sugestão foi agendada para análise na próxima reunião do Fórum Nacional de Turismo que acontecerá durante o Salão Nacional do Turismo, entre os dias 1 a 5 de junho em São Paulo. Outro assunto apresentado, aprovado por unanimidade, foi a proposta comum do presidente Marcelo Safadi e do Secretário Nacional de Políticas do ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, para que todos os estados participem da ABAV e do Salão Nacional do Turismo. O ministério oferecerá apoio institucional e financeiro para a participação dos Estados nos dois eventos em um padrão de apresentação integrado a exemplo do que ocorre nas feiras internacionais - apoiará com piso, montagem e folheteria. A contrapartida dos Estados será da ordem de 20% de suas cotas na verba descentralizada para a Promoção Nacional. Parceria Foi aprovada também uma parceria dos estados participantes do Fórum com a Schincariol. O Diretor de Marketing do grupo, Luiz Claudio Taya, apresentou o projeto para a produção de cartões postais com imagens dos estados nas latas de seus produtos, para serem comercializados durante o Salão de Turismo. Os estados, por sua vez, deverão disponibilizar os cromos (imagens) de três produtos/ roteiros, e autorizar a sua utilização para as finalidades especificas, devendo fornecer a descrição dos produtos ou roteiros turísticos escolhidos. Além da aprovação do Regimento Interno do Fórum, foram constituídos quatro grupos de trabalho para tratar de quatro assuntos específicos, visando o desenvolvimento de propostas, análise e posterior aprovação no Fórum, para serem encaminhadas ao Ministério do Turismo: - a descentralização de Recursos Promoção Nacional, do ministério do Turismo; - a Medida Provisória - MP 2166-67/2001 (Código Florestal/ Questão fundiária), editada visando modernizar alguns aspectos do código florestal, ( Lei 4771/65), bem como da legislação fundiária, tendo em vistas as mudanças ocorridas no Brasil neste longo período de 1965 até 2001; - proposta para otimização do grande número de reuniões demandadas pelo ministério aos estados; - transporte turístico regional de pequenos grupos, apresentado por Cléa Rodrigues, de Pernambuco. A organização logística do fórum foi coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo Esporte e Lazer, em parceria com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias; das prefeituras municipais de Canela e Gramado; dos hotéis Bavária e Mercure, responsáveis pela hospedagem dos participantes; da CVC e da Turistur. Histórico O Fórum Nacional foi criado em 7 de novembro de 2000 com o objetivo de reunir os secretários e os dirigentes estaduais de turismo ou presidentes de órgãos estaduais de turismo para que os mesmos possam deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais. Dessa forma, trata-se de um bloco de expressão técnica e política do país. O Fórum possui um caráter de grupo representativo e legítimo da gestão turística dos Estados, em comunicação direta com os Governadores Estaduais. Agindo como um Conselho Nacional do Turismo, assessorado pelo ministério do Turismo, reúne-se em média a cada dois meses. Entre os importantes temas examinados pelo Fórum, já implementados ou em curso, estão: Criação do ministério do Turismo; Criação da Comissão Permanente de Turismo na Câmara dos Deputados; Elaboração de documento entregue aos presidenciáveis em 2002, com sugestões para o Plano Nacional do Turismo; Elaboração do Plano Nacional do Turismo; Instalação dos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo; Instalação do Programa de Regionalização - Roteiros do Brasil; Elaboração dos novos critérios para distribuição de recursos do ministério do Turismo e Embratur para a Promoção Nacional e Internacional; Instalação do Fórum Mundial do Turismo; Elaboração de uma nova política de vôos regionais, nacionais e internacionais; Elaboração de uma política de captação de vôos charter; Novas parcerias com a Infraero, Confederação Nacional do Comercio; Sebrae, Companhias Aéreas; e entidades do turismo nacional; Acompanhamento de temas relevantes do Turismo com o Congresso Nacional; Participação em eventos, seminários e fóruns nacionais e internacionais; Elaboração do Plano Aquarela do Brasil; Realização do Salão Brasileiro de Turismo. O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, é composto pela seguinte diretoria este ano: Presidente: Marcelo Safadi (GO) Vice Presidente Executivo: Sérgio Ricardo (RJ) Secretário Executivo: Marcos Pompeu. Vice Presidente Norte: Fátima Pelaes (AP) Vice Presidente Nordeste: Cléa Rodrigues (PB) Vice Presidente Centro Oeste: Lucia Flecha de Lima (DF). Vice Presidente Sudeste: Castelo Branco (SP) Vice Presidente Sul: Celso de Souza Caron (PR) Diretoria de Relações Internacionais: Yeda Marli de Oliveira (MT) Diretoria de Marketing: Cláudio Taboada (BA) Diretoria de Relações Parlamentares: Herculano Anghinetti (MG) Diretoria de Infra Estrutura: Oreni Braga (AM) Diretora Tesoureira: Márcia Abrahão (ES) Diretoria de Capacitação: João de Borba Neto (SC) Presidente do Conselho de Ex Presidentes: Adenauer Goes (PA).