Francês Hugues de Varine lança obra sobre patrimônio e sustentabilidade em Porto Alegre
Publicação:
O escritor francês Hugues de Varine lança o livro As Raízes do Futuro, nesta segunda-feira (25), às 17h, no Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A obra conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/RS). Com ideias inovadoras sobre os domínios da cultura, Varine é um dos mais importantes teóricos e consultores internacionais na área da museologia.
Em As Raízes do Futuro, lançamento da Editora Medianiz, ele propõe um amplo debate sobre as questões da propriedade cultural pelo viés do desenvolvimento local, a partir de sua experiência com museus comunitários. Traduzido direto da versão original em língua francesa, a obra conta com o prefácio e tradução da museóloga Maria de Lourdes Parreiras Horta.
Uma das particularidades do livro é o de ter quatro introduções - a metodológica, a ideológica, a pragmática e a política. Em cada uma delas, o autor revela toda sua experiência e proposições originais. A obra está organizada em nove capítulos e trata dos temas: meios de organização, prática e desenvolvimento das relações patrimoniais.
Como diferencial didático, também possui uma série de fichas práticas, com questionamentos e pontos relevantes dos respectivos assuntos discutidos, além de fichas de casos exemplares que relatam algumas experiências nas diversas situações em que a relação comunidade, patrimônio e desenvolvimento estão em jogo.
Sobre o autor
Formado pela Universidade de Paris, com pós-graduação em História e Arqueologia, Hugues de Varine ocupou os cargos de vice-diretor e diretor do Conselho Internacional de Museus (Icom), fundou o Ecomuseu de Le Creusot-Montceau e atuou no Ministério da Cultura da França, na área de desenvolvimento cultural e de avaliação de políticas culturais.
Fundador da Asdic Consultores, entidade especializada em desenvolvimento de comunidades, participa de missões de desenvolvimento cultural, social e econômico de comunidades urbanas e rurais da França e da União Europeia, incentivando práticas culturais e de consolidação do desenvolvimento local. Participou de projetos na Alemanha, Suécia, México, Brasil, Canadá, Portugal, Grécia, Hungria, Irlanda, Reino Unido.
É autor de A Cultura dos Outros (Paris, Seuil, 1976); A iniciativa comunitária (Macon, MNES & W, 1992); Cidade, cultura e desenvolvimento (Paris, Syros, 1995, com Jean Michel Montfort); e As raízes do Futuro (Asdic, 2002), além de artigos em periódicos franceses e publicações internacionais sobre museus, patrimônio, ação comunitária e desenvolvimento local.
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305