Frederico Antunes debate alternativas para abrandar estiagem
Publicação:
O secretário das Obras Públicas e Saneamento, Frederico Antunes, esteve em reunião com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado (Fetag), Ezídio Pinheiro. A pauta foi a estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. Ezídio destacou que além de algumas regiões não terem água nem mesmo para consumo humano, a falta de chuva também prejudica muito a agropecuária. Frederico Antunes afirmou que mais de 200 municípios se encontram em situação de emergência e terão prioridade de atendimento. Estamos salvando vidas e a produção pecuária no Rio Grande do Sul, frisou.
Segundo Antunes, a Secretaria das Obras Públicas e Saneamento dispõe de três máquinas para perfuração de poços, que somadas a outras três da Secretaria de Agricultura, possibilitariam perfurar em média 18 poços por semana e mais de 70 durante um mês. A verba para as obras depende da aprovação da carta elaborada pelo governador Germano Rigotto, pedindo recursos para sanar os problemas causados pela estiagem, que será entregue ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. Caso aprovada, as obras capitaneadas pela Secretária, irão beneficiar mais de 22 mil famílias em todo Estado.
Estiveram presentes no encontro, o representante da Defesa Cívil, Coronel Cabrera, juntamente com João Luíz Bogorni da Famurs.