Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação Cultural Piratini firma parceria com a Empresa Brasil de Comunicação

Publicação:

Secretária Cominicação, Vera Spolidoro durante ato de assinatura do Termo de Cooperação entre a Empresa Brasil de Comunicação - EBC  e a Fundação Cultural Piratini/TVE
TVE - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

O Governado do Estado, a Fundação Cultural Piratini e a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) assinaram, na tarde de hoje (7), um protocolo de intenções com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para articulação de apoio a ações da área de comunicação social. Os documentos assinados incluem contrato para prestação de serviços de produção jornalística e um Termo de Cessão de Uso de Bem Imóvel, que oficializa a utilização do prédio da EBC pela TVE e pela FM Cultura. O imóvel, onde estão instaladas as emissoras há mais de três décadas, foi adquirido pela empresa em janeiro de 2010.

O ato ocorreu no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini e assinaram o acordo o governador Tarso Genro, a diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel, o diretor regional da EBC, Luiz Henrique dos Anjos, o presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Osório, e a secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado, Vera Spolidoro.

É um dia de glória para nós, disse o governador Tarso Genro, referindo-se ao momento da oficialização do acordo com a EBC como um marco na constituição de uma política pública de comunicação no Estado em parceria com o Governo Federal. Tereza Cruvinel salientou que a EBC já havia tentado realizar esse acordo de cooperação com a Fundação Cultural Piratini anteriormente, porém, por razões políticas e não operacionais, a parceria não aconteceu.

A partir da assinatura desse protocolo, conteúdos produzidos pela TVE terão espaço na programação jornalística da TV Brasil. Segundo a secretária Vera, há interesse da EBC em veicular também produções locais como o Pandorga, dirigido ao público infantil. Tereza Cruvinel salientou a importância do programa: A TV Brasil tem um compromisso muito grande com a criança e, pelas suas características, o Pandorga é uma das produções que estamos querendo incluir na nossa programação.

Para o presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Osório, a parceria com a EBC dá seguimento ao trabalho que o Governo do Estado vem executando para revitalizar a instituição. Segundo ele, após um primeiro momento de diagnóstico da situação das emissoras e de providências emergenciais na área estrutural e de recursos humanos, encerra-se um ciclo: Caminhamos agora para uma TVE e uma FM Cultura efetivamente de caráter público.

Texto: Carla Kunze
Edição: Redação Secom, (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul