Fundação de Pesquisa Agropecuária comemora 21 anos
Publicação:
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) comemora 21 anos de atividades no próximo sábado (31). Vinculada à Secretaria da Agricultura e Pecuária, a instituição desenvolve atividades nas áreas da agricultura, pecuária, agroindústria e recursos naturais renováveis. O objetivo é unificar e potencializar a pesquisa agropecuária pública no Rio Grande do Sul.
Os trabalhos de pesquisa iniciaram em 1919, com a Estação de Seleção de Sementes do antigo município de Alfredo Chaves, hoje Veranópolis. Depois, surgiram mais de uma dezena de estações experimentais, que formaram quatro institutos de pesquisa vinculados ao Departamento de Pesquisa da Secretaria da Agricultura. A partir da fusão dos Departamentos de Pesquisa e de Pesca, nasceu a Fepagro, que hoje dispõe de centros de pesquisa localizados em 19 municípios de diversas regiões estaduais. Conta com laboratórios na sede, em Porto Alegre, e na Fepagro Saúde Animal, em Eldorado do Sul, além de outros no interior.
Desenvolvimento econômico
As pesquisas da Fepagro contribuíram para o crescimento econômico estadual, ao longo dos anos, com a geração de tecnologias que promoveram avanços no setor agropecuário. Desde a década de 1990 até hoje, a fundação já registrou 41 cultivares de azevém, cebola, citrange, feijão, tangerina, mandioca, milho, soja, sorgo e trigo.
Em meados da década de 1970, um estudo avaliou o efeito de inoculação da soja com bactérias fixadoras do nitrogênio atmosférico, em comparação ao uso de adubos nitrogenados sintéticos. Devido a seu pioneirismo, o Laboratório de Microbiologia Agrícola da Fepagro é referência nacional na área de inoculantes, sendo o único laboratório no Brasil credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para análises dos produtos biológicos de uso agronômico atualmente comercializados no país.
O IPVDF – Fepagro Saúde Animal trabalha com a pesquisa e o diagnóstico de diversos males que podem afetar as cadeias produtivas de carne do Rio Grande do Sul, atuando conjuntamente com os programas de sanidade animal conduzidos pela Secretaria de Agricultura. Atualmente, a Fepagro é responsável por 112 projetos de pesquisa e 50 experimentos a campo. Outras informações estão no site: www.fepagro.rs.gov.br
Texto: Darlene Silveira/Fepagro
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação Social