Gabriel Souza apresenta Dashboard da Primeira Infância no Gramado Summit

Governador em exercício detalhou ferramenta de monitoramento de indicadores da faixa etária

Foto que enquadra a plateia de lado, com Gabriel à frente falando ao microfone em pé. Há muitas pessoas sentadas e em pé no evento.
Gabriel lembrou que é na primeira infância que o aprendizado de habilidades ocorre com maior velocidade - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O governador em exercício, Gabriel Souza, participou de um painel realizado na tarde desta sexta-feira (12/4), no último dia do Gramado Summit, para apresentar o Dashboard da Primeira Infância. O evento em Gramado tem correalização do governo estadual.

No encontro, o governador em exercício detalhou a ferramenta on-line que monitora indicadores da primeira infância – fase que contempla da gestação aos seis anos de idade – nos 497 municípios gaúchos. Os dados ajudarão a subsidiar os gestores municipais e o próprio Estado na elaboração de políticas públicas para a faixa etária.

“Não podemos errar com a primeira infância. Investir nas crianças é investir no futuro do Rio Grande do Sul. E isso tem tudo a ver com o Gramado Summit, que busca soluções e ideias inovadoras para problemas comuns”, ressaltou.

Desenvolvida no âmbito do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi) – que é coordenado pelo Gabinete do Vice-Governador, por meio do Gabinete de Projetos Especiais (GPE) – o Dashboard foi entregue no ano passado. A ferramenta reúne indicadores que contemplam as cinco dimensões do cuidado integral da primeira infância, de acordo com a abordagem Nurturing Care (“cuidado integral”) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef): saúde, nutrição, cuidados responsivos, segurança e proteção e aprendizado.

Gabriel destacou que é na primeira infância que o aprendizado de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências ocorre com maior velocidade e facilidade. Por isso, apontou ele, criar condições ideais para o crescimento das crianças é fundamental a fim de garantir mais oportunidades de futuro.

Novo panorama da população

Em sua fala, o governador em exercício abordou a mudança no quadro demográfico do Rio Grande do Sul. Segundo o Censo 2022, o Estado apresentou o maior índice de envelhecimento entre as federações do Brasil, registrando 80,35 idosos para cada 100 jovens.

“Esse cenário desafia nossa gestão a melhorar o desempenho e a performance do Estado por meio do capital humano. Sem dúvida, as pessoas são o maior ativo do Rio Grande do Sul e, por isso, temos iniciativas para garantir mais oportunidades de qualificação”, explicou.

No Gramado Summit, Gabriel ainda visitou estandes e conferiu diversos projetos de inovação.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Felipe Borges/Secom