Gestão de pessoas durante a pandemia é destaque na 11ª edição do Fórum de RHs

11 Fórum de RHs do RS
A pesquisa sobre teletrabalho no serviço público foi um dos temas apresentados no Fórum de RHs - Foto: Reprodução

As transformações geradas pelo coronavírus no dia a dia da população e, por consequência, no serviço público seguem desafiando a administração estadual. Por conta disso, a gestão de pessoas durante a pandemia foi o tema apresentado por servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) na 11ª edição do Fórum de RHs do RS, que reuniu, de forma virtual, cerca de 180 participantes na tarde desta quarta-feira (29/07).

No TCE, o quadro de 857 colaboradores está desde 20 de março atuando de forma remota como medida de prevenção. Dentro dessa situação, os servidores da área de Gestão de Pessoas do órgão Fernanda Nunes, Sheila Radajeski, Cristina Amarilho, Lucas Flores e Alessandra Baptista apresentaram iniciativas tomadas para conhecimento da realidade de trabalho dos colaboradores e gestores, por meio da coleta de dados. A avaliação das repostas e o desenvolvimento de ações efetivas para a qualificação dos trabalhos tomadas a partir delas também foram abordadas.

Além da apresentação do TCE, o fórum contou com informes e apresentação de iniciativas em andamento na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). A primeira delas foi o Qualifica RS, processo de seleção de pessoas para cargos estratégicos lançado em abril de 2019, por meio do qual, ao longo de um ano, foram contratados profissionais para atuação em cargos de liderança nas secretarias de Planejamento, de Educação e de Obras. A diretora do Departamento de Recursos Humanos do Estado, Andrea Pasquini, e a servidora do Departamento de Recursos Humanos (Dearh), Paula Prux, ambas da SPGG, mostraram aos participantes as etapas, a repercussão das experiências já concluídas e o andamento durante a pandemia.

A Pesquisa sobre Teletrabalho no Serviço Público do Rio Grande do Sul também esteve na pauta do Fórum. Divulgada na segunda-feira (27/7), a sondagem busca avaliar a repercussão do home office na vida dos cerca de 127 mil servidores da ativa e estará aberta para respostas até 16 de agosto. Além da diretora de Recursos Humanos, o tema foi abordado pelo servidor Diônifer Silveira, do Dearh/SPGG.

Na sequência, orientações sobre o parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para aspectos da Lei Complementar 173/2020, que trata dos gastos de pessoal no âmbito do governo do Estado durante a pandemia, foram repassadas, assim como a programação de atividades da Escola de Governo (EGov), vinculada à SPGG, para o mês de agosto. Os eventos virtuais, criados para levar novos conhecimentos em meio ao contexto de combate à Covid-19, são destinados a servidores de todos os órgãos e secretarias do governo estadual. As datas estão disponíveis no site da EGov: escoladegoverno.rs.gov.br.

Para finalizar, a servidora Angelica Bonatto apresentou informações da Divisão de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest/SPGG) sobre o fluxo de exames (admissional, demissional, troca de função e retorno ao trabalho) para servidores celetistas da administração pública.

"O Fórum propicia alinhar a comunicação e passar diretrizes para líderes dos RHs de todos os órgãos e secretarias do governo. Essas atividades integradas em rede são importantes para o alinhamento das nossas ações", destaca a coordenadora do evento, Andrea Pasquini.

Fórum de RHs

Iniciativa da SPGG iniciada em julho de 2019, o Fórum de RHs é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Secom