Governador acompanha obras dos novos presídios de Guaíba e Charqueadas
Publicação:
Após realizar vistoria na Cadeia Pública de Porto Alegre, antigo Presídio Central, o governador Ranolfo Vieira Júnior prosseguiu sua agenda de acompanhamento das obras de novas penitenciárias nos municípios de Guaíba e Charqueadas.
De helicóptero, Ranolfo sobrevoou a Região Metropolitana e verificou o andamento dos trabalhos da Penitenciária Estadual de Guaíba, que terá 672 vagas para apenados.
A obra, que foi paralisada em junho de 2017 e retomada em janeiro deste ano, está 66% efetivada. O prazo para entrega é maio de 2023, e o valor investido pelo Estado, R$ 17.291.271,70.
Em Charqueadas, o governador visitou o canteiro de obras da Penitenciária Estadual de Charqueadas 2. Os trabalhos iniciaram-se em julho, com previsão de término em 365 dias. O investimento do governo é de R$ 184.734.088.
A execução dos dois projetos tem o acompanhamento da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo.
Ranolfo, que também circulou pelas dependências da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), comentou o que representarão essas novas casas prisionais. "As obras estão acontecendo conforme o planejamento. Esses novos presídios contribuirão para uma melhor ressocialização dos presos, assim como reduzir o déficit de vagas do sistema penal gaúcho", disse.
Ainda em Charqueadas, o governador visitou a Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). Administrada há 26 anos pela Brigada Militar, ela concentra 2.228 presos no sistema fechado e semi-aberto.
Entre os projetos de ressocialização realizados na PEJ se destaca o da usina de reciclagem de lixo, inaugurada em setembro do ano passado, onde são processadas 4 toneladas por semana.
Texto: Lucas Barroso
Edição: Secom