Governador confere mutirão de reconstrução de Vila Oliva em Caxias do Sul
Publicação:

O governador José Ivo Sartori conferiu na tarde desta sexta-feira (16) os estragos e o esforço da comunidade para reconstruir Vila Oliva, distrito de Caxias do Sul, atingido por ventos de mais de 100 quilômetros por hora na madrugada da quinta-feira (8). O temporal provocou um corredor de danos de 1,2 quilômetro de extensão e 600 metros de largura.
Sartori, que descreveu o que viu como "devastação completa", caminhou pela área danificada e conversou com moradores e voluntários. "É gratificante ver a solidariedade e o trabalho coletivo da comunidade para reconstruir as casas e as vidas das famílias atingidas", afirmou.
A combinação de chuva forte, vendaval e granizo danificou 65 casas, destruiu outras 66, além de causar a morte de duas pessoas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 70 famílias (224 pessoas) ficaram desalojadas. Elas estão em casas de familiares e amigos. O ginásio da Igreja Santo Expedito foi transformado na central de doações da comunidade. No local, são servidas em média 200 refeições por turno.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) analisa se o fenômeno climático que causou destruição e duas mortes no distrito de Vila Oliva foi um tornado.
Acompanharam a visita os secretários de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, e o deputado federal Mauro Pereira.
Texto: Mirella Poyastro, de Caxias do Sul
Edição: Denise Camargo/Secom