Governador destaca impacto positivo da inauguração de fábrica da Santa Clara

CASCA, RS, BRASIL, 12/07/2019 - Na presença do governador Eduardo Leite, a Cooperativa Santa Clara inaugurou, nesta sexta-feira (11/7), uma nova indústria de laticínios no município de Casca. A fábrica terá capacidade de industrialização de 600 mil litros
"Iniciativas como esta dão confiança à economia da região e do Rio Grande do Sul", disse o governador - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Com a presença do governador Eduardo Leite, a Cooperativa Santa Clara inaugurou, nesta sexta-feira (12/7), uma indústria de laticínios no município de Casca. A fábrica terá capacidade de industrialização de 600 mil litros por dia – inicialmente será a metade desse volume –, e deve gerar 300 empregos diretos até 2021.

O investimento nas novas instalações foi de R$ 130 milhões, dos quais R$ 101 milhões foram financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Leite destacou o impacto positivo do empreendimento. “Além dos empregos que serão gerados, iniciativas como esta dão confiança à economia da região e do RS. Isso nos dá certeza de que o RS, com a qualidade do capital humano, com a vocação do trabalho, e com apoio do governo do Estado, tem um futuro muito positivo pela frente”, declarou o governador.

A fábrica foi instalada em Casca por uma questão estratégica. A região concentra a maior parte da produção láctea do Estado e oferece boas condições de escoamento. A nova unidade da Santa Clara produzirá todas as versões de leites UHT: integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose, e ampliará futuramente para outros produtos derivados.

Santa Clara2
Fábrica foi instalada em Casca por questão estratégica: região concentra a maior parte da produção láctea do RS - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O diretor Administrativo e Financeiro da cooperativa, Alexandre Guerra, explicou que a inauguração foi resultado de minucioso planejamento. “Já temos 100 anos de história e investimos pensando nos próximos 100”, orgulhou-se.

Além da nova instalação, a cooperativa tem indústrias em Carlos Barbosa e em Getúlio Vargas. Na semana passada, Leite esteve em Carlos Barbosa, acompanhado pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, e visitou a indústria local. Foi a primeira vez que um governador e um vice-governador estiveram na fábrica ao mesmo tempo.

Casca 1
Leite também inaugurou via asfaltada com recursos do município, da iniciativa privada e do Daer que facilita acesso à fábrica - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Em Casca, Leite também inaugurou a avenida Frei Salvador Pinzetta, que liga a ERS-324 a ERS-129, em um trajeto de 1,1 quilômetro. A via foi asfaltada com recursos do município, da iniciativa privada e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), por meio de um convênio. O investimento no trecho chegou a R$ 1,2 milhão – metade financiada pelo Daer e metade financiada pelo município e por empresários.

De acordo com a prefeitura de Casca, a obra foi fundamental para viabilizar o acesso à fábrica – caso contrário, os veículos pesados teriam de transitar pela área central da cidade.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, acompanharam a agenda no município.

00:00:00/00:00:00

Governador destaca impacto positivo da inauguração de fábrica da Santa Clara

Governador destaca impacto positivo da inauguração de fábrica da Santa Clara Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Clique aqui e acesse mais fotos