Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador destaca, no Fórum da Liberdade, redução da máquina pública

Publicação:

Leite abertura Fórum Liberdade
Leite disse que Estado tem de ter capacidade de questionar seu papel para saber onde deve estar presente e onde não deve estar - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Idealizado com o intuito de promover um espaço para o debate político, econômico e social, o 32º Fórum da Liberdade começou nesta segunda-feira (8) à noite, em Porto Alegre. Promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o evento tem como tema a indagação “Brasil: aberto para reformas?”, e deve atrair mais de 3 mil participantes, entre profissionais liberais, comunicadores, estudantes e intelectuais.

O governador Eduardo Leite participou da solenidade de abertura do Fórum, que termina nesta terça-feira (9). Apresentando a situação fiscal do RS, Leite defendeu a urgência da reforma do sistema previdenciário, cujo déficit anual chega a R$ 12 bilhões.

Também destacou as medidas que já foram tomadas, nestes 100 primeiros dias de governo, a fim de acelerar a privatização de estatais e de reduzir despesas com a máquina pública. "Precisamos fazer reformas que ataquem as causas estruturantes do RS. O Estado tem de se abrir, ter a capacidade de questionar o seu papel para saber onde deve estar presente e onde não deve estar", afirmou.

Leite abertura Fórum Liberdade2
Promovido pelo IEE, 32º Fórum da Liberdade deve atrair mais de 3 mil participantes durante dois dias - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Primeira mulher a presidir o IEE, Giovana Stefani reiterou que a mudança é inerente ao ser humano. "A sociedade é o conjunto dos indivíduos, e a força de mudar as instituições depende de cada um", argumentou.

Segundo Giovana, o tema deste ano propõe discutir quão aberto o país está para realizar as reformas necessárias à retomada econômica. "A busca por um novo equilíbrio gera resistências que terão de ser vencidas, e a estrutura estatal terá de ser repensada. Não podemos desperdiçar a chance de permitir que o Brasil seja um país de oportunidades, livre para empreender e inovar", acrescentou.

Ainda na primeira noite do Fórum, o empresário Winston Ling foi agraciado com o prêmio "Libértas", e o jornalista Alexandre Garcia recebeu o prêmio "Liberdade de Imprensa".

Ao longo das 32 edições, o fórum já trouxe mais de 350 palestrantes, incluindo James Buchanan, Gary Becker, James Heckman, Douglass North e Mario Vargas Llosa, todos ganhadores do Prêmio Nobel.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul