Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador discute com a Abiquim incentivos à indústria química

Publicação:

Leite   reunião na Abiquim 1
Leite ouviu demandas de empresários e falou sobre como o governo vem atuando para potencializar a indústria química - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, se reuniram na tarde desta quarta-feira (15/2) com o conselho diretor da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) para discutir a situação do setor no Rio Grande do Sul e no Brasil. No encontro, realizado na sede da entidade, em São Paulo, Leite e Lemos ouviram as demandas de empresários e falaram sobre como o governo vem atuando para potencializar a indústria química no Estado. O Rio Grande do Sul tem como principal referência na área o Polo Petroquímico de Triunfo, que tem 40 anos e abriga grandes empresas.

"O governo identifica muitas oportunidades no setor para ampliação de investimentos e geração de oportunidades. O nosso governo tem como meta qualificar performance. Isso significa apertar os parafusos certos para que possamos melhorar o ambiente econômico e de competitividade. A partir disso, tenho convicção de que podemos estimular ainda mais a indústria química", afirmou o governador.

Leite   reunião na Abiquim 2
"O governo identifica muitas oportunidades no setor para ampliação de investimentos e geração de oportunidades", disse Leite - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Uma das principais demandas da Abiquim diz respeito aos marcos regulatórios e legislações federais relacionados ao setor. O diretor de Relações Institucionais, André Passos, ressaltou a importância do apoio do governo gaúcho ao setor, que é responsável por expressivos investimentos no Estado. Mais recentemente, a Arlanxeo inaugurou uma nova linha de produção de polibutadieno no Polo de Triunfo, com investimento de cerca de R$ 500 milhões.

"Temos uma expectativa de que o Rio Grande do Sul assuma protagonismo nessa agenda. Temos visto investimentos grandes das empresas no Estado. Faltam marcos regulatórios e estímulos em âmbito federal, mas sobram oportunidades. O apoio dos Estados é fundamental para reforçar essa agenda institucional da indústria química", afirmou Passos.

O governador se comprometeu a buscar interlocução junto ao governo federal para apoiar as demandas do setor, e o chefe da Casa Civil anunciou que o governo do Estado terá um conselho de competitividade para discutir avanços na indústria de transformação.

"Queremos avançar e focar na ampliação da indústria de transformação para que possamos agregar mais valor ao que produzimos e também ao que exportamos como matéria-prima. A indústria química tem um papel muito importante nesse processo e tem toda a nossa atenção para que possamos gerar mais oportunidades", afirmou Lemos.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul