Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador e embaixador interino dos EUA, William Popp, estreitam laços entre RS e país

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 25/06/2019 - Governador Eduardo Leite recebe Visita do Encarregado de  Negócios da Embaixada Americana, Sr William Popp e da cônsul Julia Harlan. Fotos: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
O embaixador William Popp disse que pretende retornar ao Estado em agosto para participar da Expointer - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Aproveitando a comemoração dos 243 anos da Independência dos Estados Unidos, celebrada em evento no consulado do país na Capital nesta terça-feira (25/6), o embaixador em exercício e encarregado de negócios da Embaixada americana, William Popp, fez uma visita institucional ao governador Eduardo Leite no final do dia.

O governador enfatizou que os EUA são um parceiro fundamental. Leite contou que esteve nos Estados Unidos em maio a fim de apresentar as oportunidades de negócios oferecidas pelo Estado, considerando as privatizações e as concessões que são planejadas.

“Estamos buscando fortemente essas parcerias com o setor privado. Os Estados Unidos podem se lembrar do RS quando estiverem procurando locais para investimento”, disse Leite.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 25/06/2019 - Governador Eduardo Leite recebe Visita do Encarregado de  Negócios da Embaixada Americana, Sr William Popp e da cônsul Julia Harlan. Fotos: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Secretários também participaram do encontro com o embaixador e a cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O diplomata assumiu interinamente como embaixador dos EUA no Brasil em novembro de 2018, no lugar de Peter Michael McKinley, que está na assessoria do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. Popp pretende retornar ao Estado em agosto para participar da Expointer.

O embaixador também relatou que os EUA estão reforçando, por meio de um escritório na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), as relações educacionais e de intercâmbio entre o país e o Estado.

O Rio Grande do Sul reforçou laços com o país em 2017, quando o consulado reabriu as portas em Porto Alegre, restabelecendo os serviços no Estado. “Desenvolvemos uma relação excelente nestes últimos dois anos e sabemos que a harmonia deve se manter”, garantiu Popp.

O embaixador em exercício explicou que consulado gaúcho foi elevado a Consulado Geral, ampliando os serviços ofertados e elevando o perfil da instituição.

A cônsul-geral dos Estados Unidos, Julia Harlan, em Porto Alegre há quase dois anos, também acompanhou a reunião. Julia há havia visitado o governador em março. Leite esteve acompanhado dos secretários de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e de Infraestrutura e Meio Ambiente, Artur Lemos Júnior.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul