Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador palestra em fórum sobre desenvolvimento e financiamento da economia gaúcha

Publicação:

Em destaque, em primeiro plano, o governador Eduardo Leite fala ao microfone em um auditório. Também na frente do auditório, enfileiradas e sentadas, há diversas autoridades em uma mesa extensa.
Em sua fala, Leite enumerou as ações do governo para recuperar e estimular a economia do Estado - Foto: Gustavo Mansur/Secom

O governador Eduardo Leite palestrou na abertura do fórum “Desafios para o desenvolvimento e financiamento da economia gaúcha”, na tarde desta quinta-feira (9/11), no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Em sua fala, Leite enumerou as ações do governo estadual para recuperar e estimular a economia do Estado.

Ele destacou investimentos em logística, como a do Porto de Rio Grande, que teve o contrato de dragagem assinado em outubro. O governador explicou como as parcerias com empresas privadas viabilizam outros investimentos no Estado, citando o Impulsiona RS. Esse programa busca criar uma rede de parcerias público-privadas, a fim de visibilizar e proporcionar divulgação aos projetos e investimentos gaúchos.

Leite também falou sobre o papel do Rio Grande do Sul no setor de inovação. "As nossas startups têm tido destaque e o South Summit, que terá uma nova edição em 2024 em Porto Alegre, coloca isso em evidência", disse.

O evento discutiu temas como o desenvolvimento econômico gaúcho e nacional, oportunidades de mercado e enfrentamentos para a construção de programas de financiamento atraentes e eficazes. O titular da Sedec, Ernani Polo, foi um dos painelistas, assim como o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Também participaram nos painéis presidentes de instituições públicas e privadas e empresários.

Em sua fala, Polo explicou que o objetivo é construir um Estado moderno e eficiente, que atenda da melhor maneira possível às expectativas dos empreendedores. "Os desafios do poder público são grandes e precisamos trabalhar em sintonia com a iniciativa privada, mantendo um diálogo para, juntos, encontrarmos caminhos para que as empresas possam ampliar seus negócios”, disse.

Em sua participação, no fechamento do evento, o vice-governador Gabriel Souza citou a questão demográfica, ressaltando que este é um tema intensamente ligado ao desenvolvimento. Ele explicou que, anteriormente, o Estado possuía o chamado "bônus demográfico", com uma população em sua maioria na faixa etária laboral – ou seja, com mão de obra para manter o mercado de trabalho aquecido. Hoje, após uma série de mudanças de comportamento (como a diminuição do número de filhos e o aumento da longevidade), o Rio Grande do Sul se encaminha para uma sociedade formada majoritariamente por idosos.

“Precisaremos, em um futuro próximo, de pessoas mais eficientes e competitivas. Para isso, é necessário que se invista no desenvolvimento cognitivo do capital humano. A preparação deve começar agora", salientou o vice-governador, reafirmando que o governo considera como prioridade o investimento em educação.

Na parte da manhã, o seminário "Liderar para desenvolver e inovar" também discutiu o desenvolvimento da economia gaúcha, tratando de inovação, oportunidades de investimento no Estado e programas que as secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Inovação, Ciência e Tecnologia e de Trabalho e Desenvolvimento Profissional têm implementado em prol dos gaúchos.

O evento teve apoio da Sedec, Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Badesul, Corsan e Rede Pampa.

Texto: Renata Spanhol/Ascom Sedec
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul