Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador participa de palestra com o ministro Henrique Meirelles na Federasul

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 26.03.2018: Governador José Ivo Sartori prestigiou, nesta segunda-feira (26), a palestra do projeto ‘Tá na Mesa’, da Federasul, que teve como convidado, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Meirelles falou da grave crise que o Brasil passou nos últimos tempos e dos projetos implantados para a recuperação do país - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori prestigiou a palestra do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no 'Tá na Mesa', organizado pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), nesta segunda-feira (26), em Porto Alegre.

Meirelles falou da grave crise que o Brasil passou nos últimos tempos e dos projetos implantados pelo governo federal para a recuperação financeira e para a construção de um novo país. "O Brasil está saindo da maior recessão da sua história. As consequências dessa crise estão sendo corrigidas, mas elas não aparecem imediatamente", destacou.

O ministro afirmou que várias reformas foram implantadas e estão em andamento. Além disso, ressaltou que um dos pontos que começará a ser sentido pela sociedade é a queda da inflação. “A inflação é a menor desde 1998 e isso resulta em poder de compra para a população”, declarou.

Ele também disse que algumas mudanças são visíveis e outras nem tanto. “O Brasil está crescendo e está criando emprego. Este ano, esperamos crescer 3% e a geração de 2,5 milhões de postos de trabalho será em decorrência disso. Estamos na direção certa e as reformas estão produzindo resultados”, salientou.

O ministro Meirelles também falou sobre privatizações, reforma trabalhista, índice de confiança dos setores produtivos, pacto federativo e próximas eleições. “O país está crescendo e vai crescer mais. Mas as reformas precisam continuar. Estamos trabalhando nesse sentido, de criar um crescimento contínuo. As reformas microeconômicas criarão um ambiente favorável aos negócios e as reformas estruturais vão aumentar a produtividade do país”, frisou.

Sobre as negociações para o Rio Grande do Sul aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), Meirelles disse que está sendo feito um trabalho conjunto entre os governos estadual e federal para fazer os ajustes necessários. “Vamos analisar em conjunto com o governo do Estado e trabalhar para ver o que é necessário para que o Estado tenha condições de voltar a crescer”, afirmou.

A presidente da Federasul, Simone Leite, agradeceu a presença do ministro depois da maior recessão da história do país e enfatizou o empenho de Meirelles na busca da recuperação da economia. "A classe produtiva, formada por trabalhadores, operários, profissionais liberais e empresários, desperta para o ano de 2018 em uma tentativa de resgatar os valores das pessoas de bem, para acabar com o mundo do faz-de-conta, de quem não produz nada, e voltar ao mundo real de quem gera riqueza e produz toda arrecadação que leva o país nas costas", enfatizou.

Estiveram presentes o vice-governador José Paulo Cairoli; os secretários da Casa Civil, Fábio Branco; da Fazenda, Giovani Feltes; do Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo; do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi; da Segurança Pública, Cezar Schirmer; da Comunicação, Cleber Benvegnú; e da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Raffaele Di Cameli.

O ministro segue com agenda em Porto Alegre. Às 16h30, Meirelles fará palestra no Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

Texto: Cassiane Osório/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul