Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe convites de comitivas de diferentes municípios

Publicação:

Comitiva Torres
Em Torres, de 1º a 5 de maio, será realizado o 31° Festival Internacional do Balonismo, maior evento do gênero na América do Sul - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Doze comitivas de diferentes regiões do Estado estiveram no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, na tarde da quarta-feira (24/4), para convidar o governador Eduardo Leite para eventos que ocorrem nas próximas semanas.

A seguir, por ordem crescente de data, veja a lista de festividades para as quais o governador foi convidado:

31° Festival Internacional do Balonismo
Onde: Torres
Quando: 1º a 5 de maio
O Festival Internacional de Balonismo, com 30 edições já realizadas, consolidou Torres como a capital brasileira da modalidade, sendo considerado um dos mais consagrados e tradicionais do país e, consequentemente, da América Latina. O evento é composto por competição de balões com diversas modalidades de provas que irá reunir, neste ano, mais de 60 pilotos brasileiros e estrangeiros. Além das provas de precisão, há vários voos festivos e especiais. O parque de balonismo é todo preparado para receber a comunidade e turistas, com intensa programação cultural, esportiva, feira comercial, feira de produtores rurais, shows regionais e nacionais, e área de alimentação. Em 2018, contou com um público de superior a 300 mil pessoas. O evento é hoje o maior evento de balonismo na América do Sul.

19ª Feira Internacional de Joias e Pedras Preciosas (Exposol)
Onde: Soledade
Data: 1º a 5 de maio
A Exposição Feira de Soledade é um evento de caráter empresarial, com as atividades direcionadas para as feiras específicas, de modo que contemple a maior quantidade de expositores. O evento tem abrangência nacional e internacional, com frequência anual e fixa. A feira apresenta produtos relacionados a gemas e mineiras, de beleza única e de qualidade diferenciada. Ametistas, citrinos, ágatas, calcitas e muitos outros minerais, provenientes do município, da região e de diferentes Estados do país.

Feira da Indústria de Sarandi (Feisa)
Onde: Sarandi
Data: 1º a 5 de maio
A Feira da Indústria de Sarandi teve a primeira edição em 1993 e reuniu todos os segmentos da indústria (vestuário, calçados, acessórios, metalúrgico, moveleiro, alimentação e construção). A feira era realizada anualmente, e a partir de 2008, passou a ser a cada dois anos.

69º Campeonato Aberto Sul-brasileiro de Golfe
Onde: Porto Alegre
Quando: 5 de maio
A diretoria do Porto Alegre Country Club convida para o almoço de encerramento do 69º Campeonato Aberto Sul-brasileiro de Golfe Iesa BMW.
O Campeonato Aberto Sul Brasileiro de Golfe ocorre entre os dias 27 e 28 de abril e 3, 4 e 5 de maio.

65ª Festa de Nossa Senhora do Trabalho - A Padroeira dos Trabalhadores
Onde: Porto Alegre
Quando: 21 a 29 de abril (novena / quermesse) e 1º de maio (procissão / almoço)
Neste ano, celebra-se a 65ª festa em honra a Nossa Senhora do Trabalho. A data também foi reconhecida como festa oficial do município de Porto Alegre. De 21 a 29 de abril, ocorre a novena e, depois das missas, a quermesse, com praça de alimentação, brincadeiras e venda de artigos religiosos. E, no dia 1º de maio, ocorre a procissão e almoço, além de diversas atrações. Em Porto Alegre, no bairro Vila Ipiranga, existe a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho.

15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim)

Comitiva Fenachim
Fenachim, em Venâncio Aires, será de 1º a 5 de maio e de 9 a 12 de maio - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Onde: Venâncio Aires
Data: 1º a 5 e 9 a 12 de maio
Festividade que ocorre no município de Venâncio Aires e destaca a cultura da erva-mate e o tradicional hábito gaúcho do chimarrão. É realizada de dois em dois anos, potencializando a economia, o turismo e o desenvolvimento da cidade. Venâncio Aires, inclusive, é a Capital Nacional do Chimarrão.

Encontro do Fisco Estadual Gaúcho
Onde: Bento Gonçalves
Quando: 3 e 4 de maio
O evento debaterá o tema "A Crise da Federação: cenários e propostas.” O encontro tem como objetivo a discussão de temas de relevância nacional e estadual que envolvem o grupo Fisco, além de congregar os associados. O encontro é promovido pela Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Afisvec), sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1952 em Porto Alegre. A associação é constituída por integrantes da carreira de auditor fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, ativos e inativos.

27ª Kaffeeschneis’fest
Onde: Picada Café
Quando: 3 a 5 de maio
Evento mais tradicional de Picada Café, ocorre anualmente, marcando o aniversário de emancipação da cidade. A Kaffeeschneis’fest é uma festa que envolve a realização de uma feira comercial e programação cultural diversificada. Reúne diversas manifestações artístico-culturais locais, valorizando e projetando-as no cenário regional. A música, o canto, a dança e a religiosidade sempre foram a marca forte das pequenas comunidades alemãs.


Festa da Colônia
Onde: Gramado
Quando: 1º a 19 de maio
Todos os anos os colonos que vivem no interior de Gramado preparam uma animada festa para mostrar os hábitos, costumes, danças e a deliciosa gastronomia típica. Os expositores mostram aos gramadenses e visitantes o sabor único e delicioso das culinárias tradicionais e produtos típicos, além de muita alegria e diversão das apresentações culturais. A festa mantém a identidade do agricultor, preserva os usos e costumes herdados e estabelece a integração entre o homem do campo e o turista.

8ª Maifest de Tupandi
Onde: Tupandi
Quando: 8 a 11 de maio
Há 20 anos, a Maifest foi projetada e criada com o intuito de valorizar o comércio, a indústria, o setor primário e, principalmente, as pessoas de Tupandi. Já tradicional na região, o evento chega à 8ª edição e ocorre a cada dois anos, em maio, mês de aniversário do município. O objetivo da festa é celebrar as histórias e conquistas dos tupandienses. O tema deste ano é "Histórias e Conquistas". Para a realização do evento, foram captados ainda R$ 140 mil via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Além disso, a Lei Roaunet irá repassar recursos através do Ministério da Cultura.

15ª Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo)
Onde: Cruz Alta
Quando: 15 a 19 de maio
A Feira Nacional do Trigo terá diversas atrações, shows, eventos culturais e expositores. Foi projetada para marcar de forma indelével o esforço de consolidação de uma política correta para a triticultura, visando maior abrangência e atualidade, tanto na política como nas áreas científicas, tecnológicas e culturais, a proposição como mostra agroindustrial, comercial, pastoril e de serviços. Consagrou-se como um dos maiores eventos e mais expressivos do gênero no Estado e no país. Pretende atingir um público de 80 mil pessoas e a marca de 400 expositores.

30ª Festimalha
Onde: Nova Petrópolis
Quando: 1º de maio a 9 de junho
Com o slogan "A malha que veste o Brasil", Nova Petrópolis recebe visitantes para o maior evento de moda tricot do Sul do Brasil. O local também é palco de desfiles, mostra de malhas, concursos para novos estilistas. A proposta é oferecer preços mais atrativos uma vez que o evento promove o contato direto do setor malheiro com o consumidor final. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis, a Festimalha foi criado para impulsionar o expressivo setor malheiro de Nova Petrópolis e promover o desenvolvimento do turismo na região. Desde 1990, atrai milhares de visitantes com suas opções de consumo, lazer, gastronomia e cultura.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul