Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe convites para festas e eventos no interior e na capital

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 13/11/2019 - Comitiva do Município de Campestre da Serra convida para o Projeto Vereadores Mirins. Fotos: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
Vereadores mirins de Campestre da Serra estiveram no Palácio Piratini - Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

Na tarde desta quarta-feira (13/11), o governador Eduardo Leite recebeu, no Palácio Piratini, 12 comitivas de diferentes regiões do Estado. A maioria dos grupos, compostos por prefeitos, soberanas, empresários e líderes locais, entregou convites para eventos que ocorrerão nas próximas semanas. O governador também recebeu uma homenagem e uma visita de um grupo de vereadores mirins. A seguir, confira a lista de festividades.

Inauguração do novo laboratório de Informática da Faculdade de Medicina da Ufrgs
Onde: Porto Alegre
Data: 19 de novembro
A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Unicred assinaram uma parceria público-privada em julho deste ano. Foi acordado que a Famed cederia espaço na unidade para a cooperativa de crédito – que é exclusiva da área da saúde – para instalar um caixa eletrônico para saques e operações bancárias. Em contrapartida, a instituição financeira ficou responsável por realizar a reforma do laboratório de informática da faculdade, além de equipá-lo com novo mobiliário, televisores e 27 computadores

Entrega de comenda da Unidade Militar
Onde: Porto Alegre
O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Leandro Oliveira da Luz, entregou ao governador a Comenda do 1º Batalhão de Polícia Militar como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à unidade.

9ª Feicá
Onde: Boa Vista do Buricá
Data: 29 de novembro a 2 de dezembro
A 9ª Feicá será realizada no centro de Boa Vista do Buricá em comemoração aos 56 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento é promovido pela prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Industrial e a Câmara de Vereadores. Com entrada gratuita, a Feicá tem como principal objetivo divulgar e valorizar o comércio e a indústria boa-vistense, mostrando para todo o Estado o que há de melhor na terra dos empreendedores.

14ª Expoquinze
Onde: Quinze de Novembro
Data: 6 a 8 de dezembro
A feira, que ocorre entre 6 e 8 de dezembro, terá como destaques shows gratuitos, encontro de carros rebaixados, exposição do gado leiteiro em parceria com a Cotribá, concurso de novilhas do município, entre outros atrativos. Foram comercializados 70 espaços internos, 32 espaços para agricultura familiar e 55 espaços externos, sendo 10 espaços praça de alimentação.

Festa do Pêssego
Onde: Campestre da Serra
Data: 1º de dezembro
A Festa do Pêssego tem o objetivo de divulgar e valorizar a produção de pêssego do município de Campestre da Serra. São cerca de 150 hectares de pomares de pêssego de mesa, com produtividade média de 20 toneladas por hectare, cultivados pela agricultura familiar.

7ª ExpoCruzeiro e Festa do Aipim
Onde: Cruzeiro do Sul
Data: 20 a 24 de novembro
A ExpoCruzeiro e Festa do Aipim é uma feira tradicional na região, que ocorre entre os dias 20 e 24 de novembro. Comemorativa ao aniversário do municípío de Cruzeiro do Sul, contará com diversos expositores e atrações, como a feira da indústria, comércio e serviços, agronegócios, parque de diversões e gastronomia diversificada.

5ª FestFlor
Onde: Vila Flores
Data: 21 a 24 de novembro
O slogan da 5ª FestFlor é “Nossa história contada em festa”. A festa ocorre entre os dias 21 e 24 de novembro com o objetivo de apresentar a cultura e fomentar os negócios de Vila Flores e região. A festa é uma realização da Associação Cultural Ítalo-Brasileira, com apoio do município de Vila Flores. A cidade tem 3,5 mil habitantes e origem na colonização italiana, cuja cultura é preservada com orgulho. É a terra da fé, pão e vinho e a capital estadual do filó.

3ª Festa das Orquídeas e 1ª Exposição das Orquídeas
Onde: Mato Leitão
Data: 6 a 8 de dezembro
A festa que movimenta o município de Mato Leitão conta com cerca de 90 espaços para a feira comercial, industrial e serviços, além das diversas atrações confirmadas. Uma das atrações neste ano é a 1ª Exposição Nacional de Orquídeas, pela primeira vez em nível estadual na região.

Semana da Bíblia
Onde: Porto Alegre
Data: 2 a 9 de dezembro
No segundo domingo do mês de dezembro, conforme calendário oficial nacional, comemora-se o Dia da Bíblia. A Bíblia é o livro mais lido, distribuído, traduzido e vendido no mundo. Atividades, ações e mobilizações fazem parte da programação deste evento, que ocorre em Porto Alegre desde 2013. Neste ano, uma colaboração de diversas instituições forma a Comissão Organizadora da Semana da Bíblia de Porto Alegre, de 2 a 9 de dezembro.

19ª Ovearte
Onde: Mostardas
Data: 4 a 8 de dezembro
A Ovearte, realizada desde 1990, transformou-se no maior e mais importante evento turístico do município de Mostardas, sendo a mais tradicional festividade de caráter popular e de fomento das atividades econômicas locais, que permite uma renda adicional a muitas famílias envolvidas na confecção de obras primas como os ponchos, enxergões e cobertores. Festa popular e feira agropecuária, abrange atividades histórico-culturais do município, voltadas ao aperfeiçoamento tecnológico e divulgação da cultura local.

16ª Feira de Espumantes
Onde: Porto Alegre
Data: 21 de novembro
A 16ª Feira de Espumantes tem o objetivo de divulgar o consumo da bebida e chamar a atenção do público para a qualidade do espumante produzido no Brasil. O público poderá degustar e adquirir produtos com preços promocionais em taça e garrafa no evento, que neste ano ocorre no dia 21 de novembro. A edição passada reuniu 26 vinícolas gaúchas.

Apresentação do projeto Vereadores Mirins
Onde: Campestre da Serra
O Projeto Vereador Por Um Dia foi proposto pela vereadora Margarete Cereser, em 2010. Neste ano, a proposta foi de discutir temas como democracia, cidadania e liderança. Os vereadores mirins vieram a Porto Alegre para visitar a Assembleia Legislativa e o Palácio Piratini como parte do cronograma do projeto. Preocupação com o município, com a coleta do lixo seletivo, com empregos e com os animais, foram algumas das demandas apresentadas pelos alunos ao chefe do Poder Executivo.

Clique aqui e acesse álbum de fotos

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul