Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Embaixador da Macedônia do Norte discute negócios e investimentos com governador

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 26/06/2019 - Governador Eduardo Leite recebe visita oficial do embaixador da República da Macedônia do Norte, Ivica Bocevski. Fotos: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
Ivica Bocevski foi recebido pelo governador Eduardo Leite - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Com honras militares, o embaixador da Macedônia do Norte, Ivica Bocevski, foi recebido pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (26/7), no Palácio Piratini. “Sinta-se bem-vindo ao nosso Estado que, entre muitas qualidades, tem uma das maiores diversidades culturais do Brasil e é acolhedor e receptivo a todas nacionalidades”, saudou Leite.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 26/06/2019 - Governador Eduardo Leite recebe visita oficial do embaixador da República da Macedônia do Norte, Ivica Bocevski. Fotos: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
Honras militares foram prestadas ao embaixador da Macedônia do Norte - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, a recém-nomeada Macedônia do Norte – até fevereiro, era apenas Macedônia – busca estreitar relações com outras nações, entre as quais o Brasil.

O embaixador apresentou brevemente a situação do país, que está em processo de ingresso na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e pretende fazer parte da União Europeia. Nas palavras de Bocevski, o país vive um momento de “estabelecimento de conexões”.

O diplomata veio ao Rio Grande do Sul pela primeira vez, interessado em apresentar a Macedônia como local para a realização de negócios e investimentos futuros com parceiros gaúchos, especialmente em produtos agrícolas e no setor automotivo e de autopeças.

Por isso, durante a semana no Estado, além do encontro com o governador, o embaixador tem participado de agendas com entidades empresariais e sindicais, empresas e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O governador, que esteve acompanhado do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, colocou a estrutura do Executivo à disposição do embaixador e afirmou que o Estado “tem todo o interesse nas boas parcerias com a Macedônia do Norte”.

“Estamos abrindo o Rio Grande do Sul para o mundo e queremos importar e exportar investimentos”, apontou Leite. Dado o interesse em agrotechs mencionado por Bocevski, o governador aproveitou e convidou o diplomata para visitar a Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, que este ano ocorrerá de 24 de agosto a 1° de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Nome novo

Em fevereiro, a Antiga República Iugoslava da Macedônia, como a ONU se referiu ao país dos Bálcãs durante sua admissão, em 1993, se tornou oficialmente a República da Macedônia do Norte. O país concordou em mudar o nome para resolver uma disputa de mais de dez anos com a Grécia. Os gregos se opunham ao nome alegando que implicava aspirações territoriais sobre sua região setentrional homônima.

Com população de 2,1 milhões, PIB de US$ 11,37 bilhões (em 2017) e PIB per capita de US$ 5.414,61, o país exporta especialmente para Alemanha, Bulgária e Sérvia. Na relação comercial com o Brasil, é apenas a 146ª nação de destino das exportações brasileiras e a 107ª na origem das compras. Do Rio Grande do Sul, a Macedônia do Norte (145º país destino dos produtos gaúchos) compra especialmente carnes, peças automotivas e tabaco.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Vitor Necchi/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul