Governador visita nova estrutura do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 28/2//2020, Governador Eduardo L:eite durante visita as obras das novas instalaco?es do hospital de clinicas em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (28/2). Foto:Itamar Aguiar/Palácio Piratini.
Leite visitou ampliação do HCPA acompanhado da secretária Arita (Saúde) e do secretário Lamb (Inovação, Ciência e Tecnologia) - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite visitou, na manhã desta sexta-feira (28/2), a ampliação da estrutura do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A construção dos dois prédios contou com investimento de R$ 500 milhões, oriundos do Ministério da Educação, e aumenta em 70% a área da instituição. Ambos os prédios devem entrar em funcionamento ainda neste ano.

“A relevância do Hospital de Clínicas para o RS é muito grande, principalmente no atendimento e na atenção à alta complexidade. Esse incremento será muito significativo no atendimento à população”, afirmou Leite.

A área ampliada terá nova emergência adulta e pediátrica, recepção e área de acolhimento para pacientes e familiares, blocos cirúrgicos e Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Além disso, contará com o Centro de Material e Esterilização, um dos mais modernos da América Latina, expansão da hemodiálise, hemodinâmica e endoscopia. Por tratar-se de um hospital universitário vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o Clínicas ampliará o espaço dedicado ao ensino e à pesquisa.

A liberação dos espaços depende da obtenção do Habite-se parcial e do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). Além disso, a diretora-presidente do hospital, Nadine Clausell, afirma que ainda espera um investimento de cerca de R$ 100 milhões para a aquisição de equipamentos. Depois de um intervalo para pronunciamentos, as autoridades fizeram um tour pelos blocos B e C do hospital.

Governador percorre área ampliada do hospital ao lado da presidente do HCPA, Nadine Clausell, e do deputado Frederico Antunes - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Diante da epidemia do coronavírus, o Clínicas espera colocar em funcionamento as novas instalações o mais rapidamente possível – antes que as temperaturas comecem a baixar no Estado. Junto ao Complexo Hospitalar Conceição, o Clínicas será referência no tratamento de casos que possam surgir no Rio Grande do Sul. O boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde aponta 21 casos suspeitos da doença no Estado.

Leite explicou que o Estado está se preparando para dar uma resposta rápida e eficiente. “Não tínhamos a ilusão de que, neste mundo globalizado, o vírus não chegaria ao Brasil. Não é possível evitar, mas estamos trabalhando para estarmos prontos. O inverno é sempre preocupante devido às doenças respiratórias que acometem nossa população, e se torna especialmente desafiador com a chegada desse vírus”, ponderou. Um centro de operações de emergência já foi instalado para lidar com a situação e, além disso, o Estado está em sinergia com o Ministério da Saúde e com os municípios gaúchos para que os casos sejam rapidamente identificados e tratados.

A visita contou com a presença do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, entre outras autoridades.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom