Governadora abre oficialmente vacinação no Estado contra a poliomielite, em Nova Petrópolis
Publicação:

A governadora Yeda Crusius abriu oficialmente a campanha de vacinação contra a poliomielite, no Rio Grande do Sul, na manhã deste sábado (14), em Nova Petrópolis, na região da Serra. As meninas Gabriele Stumph e Milena Beck, ambas com dois meses de idade, receberam as gotinhas da chefe do Executivo. Não existe dia mais alegre, pois hoje é o dia da vacinação contra a pólio, afirmou Yeda.
O Governo do Estado disponibilizou, para esta segunda etapa da campanha nacional de combate à doença, uma estrutura composta por 5.118 postos de atendimento, sendo 2.022 fixos e 3.096 volantes. Estiveram envolvidos na operação um total de 13.337 pessoas e 1.492 veículos com o objetivo de imunizar 95% das crianças entre zero e cinco anos em todo território gaúcho.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança adquire lesões sérias que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente nos membros inferiores. A enfermidade é transmitida pelo poliovírus e a contaminação se dá principalmente por via oral.
A convite do prefeito de Nova Petrópolis, Luiz Irineu Schenkel, após a vacinação, a governadora participou do encerramento do 38º Festival Internacional de Folclore, na Praça das Flores.
Texto de Guga Stefanello