Governadora celebra Dia de Portugal junto à colônia portuguesa no Rio Grande do Sul
Publicação:
Com dança, música típica, comida e vinho português a governadora Yeda Crusius, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Adelino Vera Cruz Pinto, secretários, autoridades e lideranças representativas vinculadas à comunidade portuguesa no Rio Grande do Sul celebraram o Dia de Portugal, do poeta lusitano Luiz Vaz de Camões e da Sociedade Portuguesa na noite desta quinta-feira (10), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
Yeda lembrou suas raízes portuguesas, enfatizou a identidade através do idioma e da cultura, destacou a importância dos portugueses na formação do povo sul-rio-grandense, fortalecida pela corrente migratória pioneira dos ilhéus açorianos. É nosso interesse preservar, promover e divulgar o patrimônio histórico, cultural, artístico, linguístico legado pelos portugueses. É um dia de festa, de alegria, de celebração.
Por iniciativa do Instituto Cultural Português, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer, deu-se início nesta quinta-feira (10) ao planejamento das comemorações dos 260 anos do Povoamento Açoriano no Estado, que serão realizadas em 2012. O vice-cônsul lembrou que os costumes da comunidade no Brasil são os mesmos de Portugal. Adelino Vera-Cruz Pinto atribui a proximidade dos dois povos principalmente pela língua, a facilidade em se comunicar une as pessoas. De acordo com Vera Cruz Pinto, no Rio Grande do Sul vivem aproximadamente 500 mil portugueses, a maioria na região Sul, nos municípios de Rio Grande, Pelotas, São José do Norte e Santo Antônio da Patrulha.
Texto de Anamaria Bessil