Governadora recebe participantes do 37º Festival de Cinema de Gramado
Publicação:

A governadora Yeda Crusius recebeu, na tarde desta sexta-feira (14), no Palácio das Hortênsias, em Canela, a visita de participantes do 37º Festival de Cinema de Gramado. Na ocasião, destacou o empenho do governo do Estado para apoiar o festival e o cinema gaúcho: Gramado é um centro de convivência da cultura cinematográfica, e o Estado se faz presente através de apoios como o do Banrisul.
Durante coquetel oferecido aos convidados, um trio tradicionalista animou o encontro com músicas típicas gaúchas. Além de artistas, cineastas e jurados - entre eles, latino-americanos -, também estiveram presentes no Palácio das Hortênsias autoridades do governo do Estado.
Ao lembrar que já participou de muitos festivais como espectadora, a governadora disse que a entrega dos kikitos [troféus da premiação do evento] é uma festa de quem vive o cinema e a arte, e que os organizadores sabem do amor e da paixão que ela tem pelo cinema.
Yeda falou ainda sobre a homenagem prestada nessa quinta-feira (13) à gaúcha Xuxa Meneghel: Eu a considero uma das nossas precursoras, pois sofreu muito preconceito. E a homenagem a ela é um reconhecimento de suas vitórias em muitas coisas e a sua contribuição à arte e ao cinema.
O 37º Festival de Cinema de Gramado, que começou no último dia 9, encerra-se neste sábado (15). Nesta edição, foram selecionados 11 longas-metragens (seis nacionais e cinco estrangeiros), 12 curtas nacionais e 15 curtas da mostra gaúcha.
O Festival de Cinema de Gramado é considerado o maior evento cinematográfico da América Latina. Todos os anos, reúne na Serra gaúcha centenas de artistas, diretores e produtores para divulgar e debater o cinema nacional. O tapete vermelho do Palácio dos Festivais é uma atração à parte da mostra: é por onde desfilam astros e estrelas até chegarem à porta do cinema nas noites de exibição dos filmes concorrentes. Os vencedores da competição recebem o cobiçado Kikito, um dos prêmios mais importantes do cinema brasileiro.