Governadora saúda o ano judaico 5.769 em cerimônia religiosa
Publicação:

A governadora Yeda Crusius participou, nesta segunda-feira (29) à noite, da cerimônia religiosa em comemoração ao Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico. O evento foi realizado na Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra), em Porto Alegre.
Ao desejar um doce ano de 5.769, que se iniciou nesta segunda-feira, segundo o calendário judaico, Yeda lembrou que a data remete à natureza humana imperfeita, mas aperfeiçoável pelas práticas da oração, do amor ao próximo e do exame da própria consciência.
Muito feliz é o calendário judeu ao proporcionar tais momentos de reflexão e encontro com Deus. A porta por onde podemos passar no sentido da busca da bondade e do bem só abre pelo lado de dentro, como resultado de sucessivas decisões pessoais, salientou a governadora.
O Rosh Hashaná é comemorado em todo o mundo por famílias que seguem a tradição reunindo-se para jantar e comparecendo às sinagogas para orações. Maçãs com mel (como símbolo do desejo de um ano doce) e o challah (pão adocicado, representando a esperança e o caráter cíclico da vida) aparecem entre os principais itens do cardápio da celebração. Com o Rosh Hashaná, inicia-se um período de dez dias de introspecção e meditação, como preparo para o Yom Kipur (Dia do Perdão), quando é feito jejum e ocorrem atos religiosos.
Durante a cerimônia, a governadora cantou ao lado do presidente em exercício da Federação Israelita, Zalmir Chwartzmann, do diretor executivo da Federação, Albert Poziomyck, e do líder espiritual da Sibra, Guershon Kwasniewski.
Leia no link anexo a mensagem da governadora à data