Governadora Yeda Crusius autografa três publicações na 56ª Feira do Livro
Publicação:

A governadora Yeda Crusius apresentou durante a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, três publicações alusivas a sua gestão frente ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em sessão conjunta com o historiador e professor Eugênio Lagemann , a chefe do Executivo autografou, na quinta-feira (11), o livro Casa Branca, a Sede do Governo Gaúcho na Expointer. Juntamente com secretário da Fazenda, Ricardo Englert, e o presidente da Procergs, Ademir Piccoli, também autografou a publicação Gestão da Inovação Pública - Casos de Sucesso em Governo Eletrônico. Já na companhia de Helena Hermani, a governadora assinou o livro Cidade Mais Florida do Rio Grande do Sul.
Durante o evento, a chefe do Executivo ressaltou que a intenção das edições foi fazer uma prestação de contas a sociedade, naquilo que é considerado o mais importante feito por este Governo. No primeiro volume, há dezenas de inovações com fotografias comparando o antes e o depois. Toda história da grande marca que deixaremos - ter restaurado a autonomia do Estado do RS - consta nas edições. E esta autonomia começou com um orçamento realista , que cumprimos, que é regionalizado, e tem trazido grande melhoria aos indicadores da política pública. Tem a história do déficit zero, da relação com a Assembleia Legislativa, todos os projetos desenvolvidos a partir do Programa Estruturante - que é uma inovação, assim como toda a questão do sistema prisional, que mudou muito. Atualmente, temos um novo modelo, um novo paradigma de humanização do sistema prisional, acompanhado de um amplo programa de prevenção a violência. È isso que o Governo tem que fazer, comunicar-se, principalmente um Governo que esta chegando ao fim de uma maneira exitosa e vitoriosa.
Casa Branca, a Sede do Governo Gaúcho na Expointer
Dividido em três partes, com narrativas históricas da Exposição Internacional de Animais (Expointer), da Fazenda Kroeff e da Casa Branca, o livro destaca duas atividades de grande sucesso resultantes do empreendedorismo no Rio Grande do Sul: a Expointer e a Fazenda Kroeff, consideradas modelares, produtivas e pujantes. No ano de 1901, foi realizada a Exposição Estadual de Animais, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, a pioneira. Em 29 de agosto de 1970, a feira foi inaugurada em uma nova e ampla área, hoje de 114 hectares, da Fazenda Kroeff, no município de Esteio, onde hoje está o Parque de Exposições Assis Brasil. Ambientado nesse contexto, o livro Casa Branca, a Sede do Governo na Expointer, apresenta um patrimônio público da história gaúcha. A idéia do livro partiu da governadora Yeda Crusius, após uma reunião com historiadores e representantes da família Kroeff.
Cidade Mais Florida do Rio Grande do Sul
Neste ano, por iniciativa da governadora Yeda Crusius, o Governo do Estado realizou o concurso Cidade Mais Florida do Rio Grande do Sul, a fim de destacar as cidades que melhor contribuíram com embelezamento e valorização ambiental dos espaços públicos. A iniciativa, integrante do Programa Estruturante Nossas Cidades, é agora relatada em textos e fotos. O concurso reuniu 25 municípios, que receberam uma placa de honra do Governo, além de um livreto de memórias elaborado pela organização do projeto. Todas as cidades que se inscreveram na ação foram visitadas. Os julgadores fizeram entrevistas, além de avaliar as medidas adotadas pelas prefeituras. Gramado venceu o concurso. Ivoti ficou em segundo lugar e Colinas e Nova Prata empataram na terceira colocação.
Gestão da Inovação Pública - Casos de Sucesso em Governo Eletrônico
O livro é uma coletânea dos cases premiados da Procergs ao longo dos últimos anos e é dividido em três partes: na primeira, o processamento de dados para o governo eletrônico, contendo os cases Inovação em gestão pública - publicado na revista Case Studies da Fundação Getúlio Vargas, Centro de Soluções em Governo Eletrônico, vencedor do Top de Marketing 2009, e Modelo de Gestão de Qualidade, premiado com o Troféu Prata do PGQP em 2010. Já na segunda, nove casos de referência em governo eletrônico, implantados do Governo do RS, voltados para a cidadania e premiados em nível nacional, com soluções nas áreas de saúde, segurança pública, agricultura, judiciário, entre outras. E, na terceira, casos de referência em gestão, citando o PEG - Programa Procergs de Educação Gerencial, premiado com o Top Ser Humano 2009, e o PPR - Programa de Participação nos Resultados da Procergs, premiado no Top Ser Humano 2010.